A educação ambiental nas escolas indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Alcione
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4393
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar sinais e nuances da existência de uma Educação Ambiental a partir do estudo sistemático do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tãnhve Kregso, da Aldeia Capinzal. Procuramos destacar, por meio da pesquisa, as características dos principais aspectos ligados à questão ambiental na escola da comunidade indígena local. A metodologia utilizada neste trabalho tem uma abordagem técnica da pesquisa bibliográfica e documental. O estudo proporciona uma reflexão das relações entre as partes envolvidas no contexto da Educação Ambiental, tencionando compreender como se dá a inserção dos conceitos inerentes a essa temática na comunidade escolar, ao problematizar as questões envolvendo o ser humano, a natureza e suas complexidades, enfatizando o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente. Procuramos, também, destacar a luta desses grupos para manter suas origens, costumes e crenças, as quais, a partir da influência do homem branco, desde os tempos do Brasil Colônia até os dias atuais, tem sofrido transformações contraditórias. Com isso, o estudo propôs demonstrar a importância e a relevância da participação de todos os envolvidos nesse processo, para que, no conjunto das ideias, se possa construir e instituir uma mentalidade de conscientização em torno da proposta de uma educação problematizadora, ao passo que se justifique uma relação direta com a questão ambiental em toda a sua abrangência.
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O estudo proporciona uma reflexão das relações entre as partes envolvidas no contexto da Educação Ambiental, tencionando compreender como se dá a inserção dos conceitos inerentes a essa temática na comunidade escolar, ao problematizar as questões envolvendo o ser humano, a natureza e suas complexidades, enfatizando o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente. Procuramos, também, destacar a luta desses grupos para manter suas origens, costumes e crenças, as quais, a partir da influência do homem branco, desde os tempos do Brasil Colônia até os dias atuais, tem sofrido transformações contraditórias. Com isso, o estudo propôs demonstrar a importância e a relevância da participação de todos os envolvidos nesse processo, para que, no conjunto das ideias, se possa construir e instituir uma mentalidade de conscientização em torno da proposta de uma educação problematizadora, ao passo que se justifique uma relação direta com a questão ambiental em toda a sua abrangência.The main objective of this work is to analyze signs and nuances of the existence of an Environmental Education from the systematic study of the Political Pedagogical Project (PPP) of the State School of Basic Education Tãnhve Kregso, from Aldeia Capinzal.We tried to highlight, through the research, the characteristics of the main aspects related to the environmental issue in the school of the local indigenous community. The methodology used in this work has a technical approach of bibliographic and documental research. The study provides a reflection on the relationships between the parties involved in the context of Environmental Education, intending to understand how the concepts inherent to this theme are inserted in the school community, when problematizing the issues involving the human being, nature and its complexities, emphasizing the role of indigenous peoples in preserving the environment. We also tried to highlight the struggle of these groups to maintain their origins, customs, and beliefs, which, due to the influence of the white man, since Colonial times in Brazil until today, have undergone contradictory transformations. With this, the study proposed to demonstrate the importance and relevance of the participation of all those involved in this process, so that, in the set of ideas, it is possible to build and institute a mentality of awareness around the proposal of a problematizing education, while justifying a direct relationship with the environmental issue in all its comprehensiveness.Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-30T18:32:01Z No. of bitstreams: 1 FORTE.pdf: 916352 bytes, checksum: 85cddca992b9318dd945b9f12cd1fc84 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-30T18:42:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FORTE.pdf: 916352 bytes, checksum: 85cddca992b9318dd945b9f12cd1fc84 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-30T18:42:29Z (GMT). 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