Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Helenice Lucatelli da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza, Maria Ivonete de, Troian, Maria Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9322
Resumo: O tema deste artigo foi sobre a implementação da Lei federal 10.639/03. Com o objetivo de verificar como vem se realizando a inserção dessa lei nos espaços da Educação Infantil do município de Sinop-MT. Para isto foi escolhido a Creche Jardim das Palmeiras. A pesquisa teve como sustentação metodológica entrevista com professores e observações com crianças de 01 a 05 anos, tendo como base o estudo de caso seguido da abordagem qualitativa. A análise das observações e entrevistas possibilitou perceber diferentes visões sobre a temática, percebendo algumas limitações referentes ao trabalho no contexto racial, a falta de conhecimento dos professores e a necessidade de oferta para formação continuada em relação à temática. Palavras-chave: educação; educação infantil; Lei 10.639/03; professores; estudo de caso.  
id UNEMAT-1_636837a685af5cf6979906fc9c1652fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9322
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MTO tema deste artigo foi sobre a implementação da Lei federal 10.639/03. Com o objetivo de verificar como vem se realizando a inserção dessa lei nos espaços da Educação Infantil do município de Sinop-MT. Para isto foi escolhido a Creche Jardim das Palmeiras. A pesquisa teve como sustentação metodológica entrevista com professores e observações com crianças de 01 a 05 anos, tendo como base o estudo de caso seguido da abordagem qualitativa. A análise das observações e entrevistas possibilitou perceber diferentes visões sobre a temática, percebendo algumas limitações referentes ao trabalho no contexto racial, a falta de conhecimento dos professores e a necessidade de oferta para formação continuada em relação à temática. Palavras-chave: educação; educação infantil; Lei 10.639/03; professores; estudo de caso.  Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/932210.30681/reps.v3i3.9322Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 121-1292236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9322/5250Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Helenice Lucatelli daSouza, Maria Ivonete deTroian, Maria Luiza2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9322Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
title Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
spellingShingle Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
Costa, Helenice Lucatelli da
title_short Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
title_full Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
title_fullStr Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
title_full_unstemmed Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
title_sort Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT
author Costa, Helenice Lucatelli da
author_facet Costa, Helenice Lucatelli da
Souza, Maria Ivonete de
Troian, Maria Luiza
author_role author
author2 Souza, Maria Ivonete de
Troian, Maria Luiza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Helenice Lucatelli da
Souza, Maria Ivonete de
Troian, Maria Luiza
description O tema deste artigo foi sobre a implementação da Lei federal 10.639/03. Com o objetivo de verificar como vem se realizando a inserção dessa lei nos espaços da Educação Infantil do município de Sinop-MT. Para isto foi escolhido a Creche Jardim das Palmeiras. A pesquisa teve como sustentação metodológica entrevista com professores e observações com crianças de 01 a 05 anos, tendo como base o estudo de caso seguido da abordagem qualitativa. A análise das observações e entrevistas possibilitou perceber diferentes visões sobre a temática, percebendo algumas limitações referentes ao trabalho no contexto racial, a falta de conhecimento dos professores e a necessidade de oferta para formação continuada em relação à temática. Palavras-chave: educação; educação infantil; Lei 10.639/03; professores; estudo de caso.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9322
10.30681/reps.v3i3.9322
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9322
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9322/5250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 121-129
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923746492416