Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Milena dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10152
Resumo: Nesta monografia, analisamos as dificuldades relacionadas à escrita de gêneros acadêmicos por alunos indígenas do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, buscando discutir o letramento acadêmico a partir da maneira que os alunos indígenas veem os gêneros acadêmicos, bem como suas principais dificuldades no momento de produzir textos desses gêneros. O estudo ancora-se nas teorias do letramento, mais especificamente na perspectiva do letramento acadêmico dos autores Marildes Marinho, Vigínia Zavala, Mary Rozalind Lea e Brian Vincent Street. Considerando que ainda é reduzido o número de pesquisas cujo escopo é o letramento acadêmico, o desenvolvimento da investigação poderá ajudar a compreender as reais dificuldades dos discentes indígenas universitários no tocante à produção de gêneros acadêmicos, podendo ainda sugerir ações ou propostas capazes de dar subsídios a esses discentes na universidade, de modo que possam melhorar as capacidades de leitura e escrita dos diferentes gêneros acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativo-interpretativista. Os dados do estudo são constituídos de entrevistas e questionários semiestruturados com 09 (nove) discentes indígenas, do 6° período do curso focalizado, além de exemplares do gênero Diário de processo criativo produzidos pelos indígenas colaboradores da pesquisa na disciplina de Seminário Integrador II, no ano de 2016/2, quando a turma cursava o 2° período. Os resultados da investigação apontaram que uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos indígenas no espaço da academia é o uso da Língua Portuguesa, tanto a forma escrita como a oral, e assim os mesmos se utilizam bastante da variedade popular na escrita. O professor-orientador tem um papel fundamental na construção/desenvolvimento da vida acadêmica dos estudantes, uma vez que acaba sendo o responsável pela potencialização e direção da formação do aluno. Portanto, pelo trabalho desenvolvido envolvendo a produção do gênero acadêmico analisado utilizando o método “a escrita como trabalho” a partir da proposta de Renilson José Menegassi pode-se afirmar que o professor-orientador se torna um agente de letramento. Os resultados também contribuem para que possam ser sugeridas ações capazes de ajudar os indígenas tanto na produção de gêneros escritos quanto de gêneros orais, contribuindo para a permanência dos estudantes indígenas na universidade. Palavras-chave: Escrita. Letramento acadêmico. Indígenas. Educação do Campo.
id UNEMAT-1_7044a199b88b29b2cc3c9bf7a33ba3cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10152
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do CampoNesta monografia, analisamos as dificuldades relacionadas à escrita de gêneros acadêmicos por alunos indígenas do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, buscando discutir o letramento acadêmico a partir da maneira que os alunos indígenas veem os gêneros acadêmicos, bem como suas principais dificuldades no momento de produzir textos desses gêneros. O estudo ancora-se nas teorias do letramento, mais especificamente na perspectiva do letramento acadêmico dos autores Marildes Marinho, Vigínia Zavala, Mary Rozalind Lea e Brian Vincent Street. Considerando que ainda é reduzido o número de pesquisas cujo escopo é o letramento acadêmico, o desenvolvimento da investigação poderá ajudar a compreender as reais dificuldades dos discentes indígenas universitários no tocante à produção de gêneros acadêmicos, podendo ainda sugerir ações ou propostas capazes de dar subsídios a esses discentes na universidade, de modo que possam melhorar as capacidades de leitura e escrita dos diferentes gêneros acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativo-interpretativista. Os dados do estudo são constituídos de entrevistas e questionários semiestruturados com 09 (nove) discentes indígenas, do 6° período do curso focalizado, além de exemplares do gênero Diário de processo criativo produzidos pelos indígenas colaboradores da pesquisa na disciplina de Seminário Integrador II, no ano de 2016/2, quando a turma cursava o 2° período. Os resultados da investigação apontaram que uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos indígenas no espaço da academia é o uso da Língua Portuguesa, tanto a forma escrita como a oral, e assim os mesmos se utilizam bastante da variedade popular na escrita. O professor-orientador tem um papel fundamental na construção/desenvolvimento da vida acadêmica dos estudantes, uma vez que acaba sendo o responsável pela potencialização e direção da formação do aluno. Portanto, pelo trabalho desenvolvido envolvendo a produção do gênero acadêmico analisado utilizando o método “a escrita como trabalho” a partir da proposta de Renilson José Menegassi pode-se afirmar que o professor-orientador se torna um agente de letramento. Os resultados também contribuem para que possam ser sugeridas ações capazes de ajudar os indígenas tanto na produção de gêneros escritos quanto de gêneros orais, contribuindo para a permanência dos estudantes indígenas na universidade. Palavras-chave: Escrita. Letramento acadêmico. Indígenas. Educação do Campo.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1015210.30681/reps.v10i1.10152Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 517-5182236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10152/6736Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Milena dos2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10152Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
title Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
spellingShingle Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
Santos, Milena dos
title_short Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
title_full Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
title_fullStr Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
title_full_unstemmed Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
title_sort Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo
author Santos, Milena dos
author_facet Santos, Milena dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Milena dos
description Nesta monografia, analisamos as dificuldades relacionadas à escrita de gêneros acadêmicos por alunos indígenas do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, buscando discutir o letramento acadêmico a partir da maneira que os alunos indígenas veem os gêneros acadêmicos, bem como suas principais dificuldades no momento de produzir textos desses gêneros. O estudo ancora-se nas teorias do letramento, mais especificamente na perspectiva do letramento acadêmico dos autores Marildes Marinho, Vigínia Zavala, Mary Rozalind Lea e Brian Vincent Street. Considerando que ainda é reduzido o número de pesquisas cujo escopo é o letramento acadêmico, o desenvolvimento da investigação poderá ajudar a compreender as reais dificuldades dos discentes indígenas universitários no tocante à produção de gêneros acadêmicos, podendo ainda sugerir ações ou propostas capazes de dar subsídios a esses discentes na universidade, de modo que possam melhorar as capacidades de leitura e escrita dos diferentes gêneros acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativo-interpretativista. Os dados do estudo são constituídos de entrevistas e questionários semiestruturados com 09 (nove) discentes indígenas, do 6° período do curso focalizado, além de exemplares do gênero Diário de processo criativo produzidos pelos indígenas colaboradores da pesquisa na disciplina de Seminário Integrador II, no ano de 2016/2, quando a turma cursava o 2° período. Os resultados da investigação apontaram que uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos indígenas no espaço da academia é o uso da Língua Portuguesa, tanto a forma escrita como a oral, e assim os mesmos se utilizam bastante da variedade popular na escrita. O professor-orientador tem um papel fundamental na construção/desenvolvimento da vida acadêmica dos estudantes, uma vez que acaba sendo o responsável pela potencialização e direção da formação do aluno. Portanto, pelo trabalho desenvolvido envolvendo a produção do gênero acadêmico analisado utilizando o método “a escrita como trabalho” a partir da proposta de Renilson José Menegassi pode-se afirmar que o professor-orientador se torna um agente de letramento. Os resultados também contribuem para que possam ser sugeridas ações capazes de ajudar os indígenas tanto na produção de gêneros escritos quanto de gêneros orais, contribuindo para a permanência dos estudantes indígenas na universidade. Palavras-chave: Escrita. Letramento acadêmico. Indígenas. Educação do Campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10152
10.30681/reps.v10i1.10152
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10152
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i1.10152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10152/6736
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 517-518
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926994980864