Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Neiva Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rampazzo, Giselli Cristina Claro, Alves, Rosângela Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266
Resumo: Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. 
id UFC-9_3aeb653feade8d1c63bbdbca4025e687
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1266
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em LetrasFormação docente. Letramento acadêmico. Estágio.Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. Universidade Federal do CearáCapesJung, Neiva MariaRampazzo, Giselli Cristina ClaroAlves, Rosângela Aparecida2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/126610.22168/2237-6321-31266Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-2802237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266/549Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1266Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
title Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
spellingShingle Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
Jung, Neiva Maria
Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio.
title_short Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
title_full Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
title_fullStr Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
title_full_unstemmed Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
title_sort Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
author Jung, Neiva Maria
author_facet Jung, Neiva Maria
Rampazzo, Giselli Cristina Claro
Alves, Rosângela Aparecida
author_role author
author2 Rampazzo, Giselli Cristina Claro
Alves, Rosângela Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, Neiva Maria
Rampazzo, Giselli Cristina Claro
Alves, Rosângela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio.
topic Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio.
description Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266
10.22168/2237-6321-31266
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266/549
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726675189760