Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266 |
Resumo: | Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. |
id |
UFC-9_3aeb653feade8d1c63bbdbca4025e687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1266 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em LetrasFormação docente. Letramento acadêmico. Estágio.Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. Universidade Federal do CearáCapesJung, Neiva MariaRampazzo, Giselli Cristina ClaroAlves, Rosângela Aparecida2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/126610.22168/2237-6321-31266Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-2802237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266/549Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1266Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
title |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
spellingShingle |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras Jung, Neiva Maria Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio. |
title_short |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
title_full |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
title_fullStr |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
title_full_unstemmed |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
title_sort |
Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras |
author |
Jung, Neiva Maria |
author_facet |
Jung, Neiva Maria Rampazzo, Giselli Cristina Claro Alves, Rosângela Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Rampazzo, Giselli Cristina Claro Alves, Rosângela Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jung, Neiva Maria Rampazzo, Giselli Cristina Claro Alves, Rosângela Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio. |
topic |
Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio. |
description |
Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266 10.22168/2237-6321-31266 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-31266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1266/549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 264-280 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726675189760 |