História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10091 |
Resumo: | Em busca de perceber a história da formação de professores de matemática no Acre e em Rondônia, numa perspectiva de experiências vivenciadas, foi importante buscar por memórias, sendo que as ações formativas aqui reveladas fazem parte dos processos de formação e como formadora - vividos e narrados - por Maria das Graças Viana de Sousa, entre 1971 e 1988. As fontes de pesquisa foram anotações, documentos de formação e gravações dos relatos da professora, que se constituíram em transcrições e textualizações, levando compreensão de que a formação inicial de professores de matemática no Acre e Rondônia foi marcada por iniciativas pautadas em conteúdos específicos da disciplina, assim como por possibilidades de mudanças a partir dos campos de experiências. Palavras-chave: formação; professora de matemática; Acre; Rondônia. |
id |
UNEMAT-1_757dfc1de282f7044e435705031b68c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10091 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988)Em busca de perceber a história da formação de professores de matemática no Acre e em Rondônia, numa perspectiva de experiências vivenciadas, foi importante buscar por memórias, sendo que as ações formativas aqui reveladas fazem parte dos processos de formação e como formadora - vividos e narrados - por Maria das Graças Viana de Sousa, entre 1971 e 1988. As fontes de pesquisa foram anotações, documentos de formação e gravações dos relatos da professora, que se constituíram em transcrições e textualizações, levando compreensão de que a formação inicial de professores de matemática no Acre e Rondônia foi marcada por iniciativas pautadas em conteúdos específicos da disciplina, assim como por possibilidades de mudanças a partir dos campos de experiências. Palavras-chave: formação; professora de matemática; Acre; Rondônia.Unemat Editora2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1009110.30681/reps.v9i2.10091Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 696-7162236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10091/6610Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Edna Maria2022-12-27T20:14:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10091Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:14:10Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
title |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
spellingShingle |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) Cordeiro, Edna Maria |
title_short |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
title_full |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
title_fullStr |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
title_full_unstemmed |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
title_sort |
História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988) |
author |
Cordeiro, Edna Maria |
author_facet |
Cordeiro, Edna Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Edna Maria |
description |
Em busca de perceber a história da formação de professores de matemática no Acre e em Rondônia, numa perspectiva de experiências vivenciadas, foi importante buscar por memórias, sendo que as ações formativas aqui reveladas fazem parte dos processos de formação e como formadora - vividos e narrados - por Maria das Graças Viana de Sousa, entre 1971 e 1988. As fontes de pesquisa foram anotações, documentos de formação e gravações dos relatos da professora, que se constituíram em transcrições e textualizações, levando compreensão de que a formação inicial de professores de matemática no Acre e Rondônia foi marcada por iniciativas pautadas em conteúdos específicos da disciplina, assim como por possibilidades de mudanças a partir dos campos de experiências. Palavras-chave: formação; professora de matemática; Acre; Rondônia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10091 10.30681/reps.v9i2.10091 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10091 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i2.10091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10091/6610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 696-716 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926655242240 |