Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9338 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado do estudo da aplicação da Matemática Financeira aos alunos de Nível Médio em Sinop. Procuramos responder a seguinte questão: ‘a utilização da planilha eletrônica auxiliará os alunos do ensino médio a perceberem a importância da matemática em situações do cotidiano que envolva operações financeiras e comerciais? Quais as contribuições do uso da planilha?’. Os dados foram coletados através de um curso ofertado na sede da Casa Brasil - Projeto Unipop - Universidade Popular, no período de 27 de Agosto de 2011 a 29 de Outubro de 2011 com duração de 40 horas, no qual utilizamos a planilha Br Office Calc. O objetivo do curso foi trabalhar a Matemática Financeira relacionada ao cotidiano dos cursistas, facilitando-lhes a compreensão em relação a presença da Matemática em situações problemas. A pesquisa teórica esta fundamentada em livros, cujos autores elaboram conteúdos que tratam de Matemática Financeira e planilhas eletrônicas de modo a compatibilizar os conhecimentos necessários para ministrá-los aos estudantes do Ensino Médio, dentre os principais escritores podemos citar: Alberto Suen, Anísio Costa Castelo Branco, Alexandre Assaf Neto, entre outros. A análise e a resposta à problemática proposta nesta pesquisa partiram da própria observação e estudo em sala de informática, na qual foi analisado o desenvolvimento de 10 alunos. O processo de investigação é de cunho qualitativo e em particular o estudo de caso para a apresentação da conclusão deste trabalho. Os resultados obtidos foram constatados nas resoluções de exercícios aplicados junto aos alunos.Palavras-chave: matemática; educação matemática; matemática financeira; informática. |
id |
UNEMAT-1_7e48ecf4e9840eaeb6618946ce264018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9338 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônicaEste trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado do estudo da aplicação da Matemática Financeira aos alunos de Nível Médio em Sinop. Procuramos responder a seguinte questão: ‘a utilização da planilha eletrônica auxiliará os alunos do ensino médio a perceberem a importância da matemática em situações do cotidiano que envolva operações financeiras e comerciais? Quais as contribuições do uso da planilha?’. Os dados foram coletados através de um curso ofertado na sede da Casa Brasil - Projeto Unipop - Universidade Popular, no período de 27 de Agosto de 2011 a 29 de Outubro de 2011 com duração de 40 horas, no qual utilizamos a planilha Br Office Calc. O objetivo do curso foi trabalhar a Matemática Financeira relacionada ao cotidiano dos cursistas, facilitando-lhes a compreensão em relação a presença da Matemática em situações problemas. A pesquisa teórica esta fundamentada em livros, cujos autores elaboram conteúdos que tratam de Matemática Financeira e planilhas eletrônicas de modo a compatibilizar os conhecimentos necessários para ministrá-los aos estudantes do Ensino Médio, dentre os principais escritores podemos citar: Alberto Suen, Anísio Costa Castelo Branco, Alexandre Assaf Neto, entre outros. A análise e a resposta à problemática proposta nesta pesquisa partiram da própria observação e estudo em sala de informática, na qual foi analisado o desenvolvimento de 10 alunos. O processo de investigação é de cunho qualitativo e em particular o estudo de caso para a apresentação da conclusão deste trabalho. Os resultados obtidos foram constatados nas resoluções de exercícios aplicados junto aos alunos.Palavras-chave: matemática; educação matemática; matemática financeira; informática.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/933810.30681/reps.v3i3.9338Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 427-4372236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9338/5266Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoyer, Marcilene Carvalho PereiraEvangelista, Celma Ramos2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9338Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
title |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
spellingShingle |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica Royer, Marcilene Carvalho Pereira |
title_short |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
title_full |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
title_fullStr |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
title_full_unstemmed |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
title_sort |
Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica |
author |
Royer, Marcilene Carvalho Pereira |
author_facet |
Royer, Marcilene Carvalho Pereira Evangelista, Celma Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Evangelista, Celma Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Royer, Marcilene Carvalho Pereira Evangelista, Celma Ramos |
description |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado do estudo da aplicação da Matemática Financeira aos alunos de Nível Médio em Sinop. Procuramos responder a seguinte questão: ‘a utilização da planilha eletrônica auxiliará os alunos do ensino médio a perceberem a importância da matemática em situações do cotidiano que envolva operações financeiras e comerciais? Quais as contribuições do uso da planilha?’. Os dados foram coletados através de um curso ofertado na sede da Casa Brasil - Projeto Unipop - Universidade Popular, no período de 27 de Agosto de 2011 a 29 de Outubro de 2011 com duração de 40 horas, no qual utilizamos a planilha Br Office Calc. O objetivo do curso foi trabalhar a Matemática Financeira relacionada ao cotidiano dos cursistas, facilitando-lhes a compreensão em relação a presença da Matemática em situações problemas. A pesquisa teórica esta fundamentada em livros, cujos autores elaboram conteúdos que tratam de Matemática Financeira e planilhas eletrônicas de modo a compatibilizar os conhecimentos necessários para ministrá-los aos estudantes do Ensino Médio, dentre os principais escritores podemos citar: Alberto Suen, Anísio Costa Castelo Branco, Alexandre Assaf Neto, entre outros. A análise e a resposta à problemática proposta nesta pesquisa partiram da própria observação e estudo em sala de informática, na qual foi analisado o desenvolvimento de 10 alunos. O processo de investigação é de cunho qualitativo e em particular o estudo de caso para a apresentação da conclusão deste trabalho. Os resultados obtidos foram constatados nas resoluções de exercícios aplicados junto aos alunos.Palavras-chave: matemática; educação matemática; matemática financeira; informática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9338 10.30681/reps.v3i3.9338 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9338 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i3.9338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9338/5266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 427-437 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923763269632 |