O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosana Alves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10174
Resumo: Este artigo trata da inclusão das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. Teve como objetivo investigar as práticas de ensino e a qualificação profissional dos professores do município de Sinop. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, utilizando-se de técnicas como a observação e entrevistas com professores. Os pressupostos teóricos estão embasados na legislação Diretrizes e Bases da Educação Nacional e autores como Lúcia de Araújo Ramos Martins e Marcos José da Silveira Mazzota. O estudo evidenciou que apesar das práticas inclusivas de ensino serem desenvolvidas na escola, é um tema que ainda requer muitas mudanças. Palavras-chave: educação infantil; Síndrome de Down; práticas de ensino; inclusão; abordagem qualitativa.
id UNEMAT-1_7fc957cff5c6ae3ddb0b1d9f5ee1ed90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10174
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantilEste artigo trata da inclusão das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. Teve como objetivo investigar as práticas de ensino e a qualificação profissional dos professores do município de Sinop. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, utilizando-se de técnicas como a observação e entrevistas com professores. Os pressupostos teóricos estão embasados na legislação Diretrizes e Bases da Educação Nacional e autores como Lúcia de Araújo Ramos Martins e Marcos José da Silveira Mazzota. O estudo evidenciou que apesar das práticas inclusivas de ensino serem desenvolvidas na escola, é um tema que ainda requer muitas mudanças. Palavras-chave: educação infantil; Síndrome de Down; práticas de ensino; inclusão; abordagem qualitativa.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1017410.30681/reps.v10i1.10174Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 422-4382236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10174/6729Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosana Alves da2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10174Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
title O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
spellingShingle O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
Silva, Rosana Alves da
title_short O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
title_full O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
title_fullStr O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
title_full_unstemmed O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
title_sort O desenvolvimento das crianças com síndrome de Down na educação infantil
author Silva, Rosana Alves da
author_facet Silva, Rosana Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosana Alves da
description Este artigo trata da inclusão das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. Teve como objetivo investigar as práticas de ensino e a qualificação profissional dos professores do município de Sinop. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, utilizando-se de técnicas como a observação e entrevistas com professores. Os pressupostos teóricos estão embasados na legislação Diretrizes e Bases da Educação Nacional e autores como Lúcia de Araújo Ramos Martins e Marcos José da Silveira Mazzota. O estudo evidenciou que apesar das práticas inclusivas de ensino serem desenvolvidas na escola, é um tema que ainda requer muitas mudanças. Palavras-chave: educação infantil; Síndrome de Down; práticas de ensino; inclusão; abordagem qualitativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10174
10.30681/reps.v10i1.10174
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10174
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i1.10174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10174/6729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 422-438
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927009660928