A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_893cf818be925c13e90d9bac581d149a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11260 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativosAcadêmicosAprendizagemAvaliaçãoDocentesEste artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1126010.30681/reps.v14i3.11260Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 688-7072236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260/8172Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Edinilson Rodrigues daJacondino, Eduardo Nunes2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11260Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
title |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos Rocha, Edinilson Rodrigues da Acadêmicos Aprendizagem Avaliação Docentes |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos |
author |
Rocha, Edinilson Rodrigues da |
author_facet |
Rocha, Edinilson Rodrigues da Jacondino, Eduardo Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Jacondino, Eduardo Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Edinilson Rodrigues da Jacondino, Eduardo Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acadêmicos Aprendizagem Avaliação Docentes |
topic |
Acadêmicos Aprendizagem Avaliação Docentes |
description |
Este artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260 10.30681/reps.v14i3.11260 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i3.11260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260/8172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 688-707 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922142171136 |