A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Edinilson Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jacondino, Eduardo Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260
Resumo: Este artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem.
id UNEMAT-1_893cf818be925c13e90d9bac581d149a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11260
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativosAcadêmicosAprendizagemAvaliaçãoDocentesEste artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1126010.30681/reps.v14i3.11260Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 688-7072236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260/8172Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Edinilson Rodrigues daJacondino, Eduardo Nunes2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11260Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
title A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
Rocha, Edinilson Rodrigues da
Acadêmicos
Aprendizagem
Avaliação
Docentes
title_short A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
title_full A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
title_sort A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA:: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos
author Rocha, Edinilson Rodrigues da
author_facet Rocha, Edinilson Rodrigues da
Jacondino, Eduardo Nunes
author_role author
author2 Jacondino, Eduardo Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Edinilson Rodrigues da
Jacondino, Eduardo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Acadêmicos
Aprendizagem
Avaliação
Docentes
topic Acadêmicos
Aprendizagem
Avaliação
Docentes
description Este artigo tem por objetivo conhecer a prática educacional e os instrumentos de avaliação institucional aplicada pelos docentes aos acadêmicos segundo as percepções dos mesmos nas atividades de ensino em universidades. Assim, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizamos questionários como técnica de coleta de dados. Os sujeitos são docentes e acadêmicos dos Cursos de Direito e Pedagogia, de Universidades localizadas no Estado do Paraná e de São Paulo. Como método para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo cujos achados permitem inferir que a prática docente e a avaliação utilizadas pelos docentes são variadas e em sua maioria demonstram preocupação com o ensino, com a aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260
10.30681/reps.v14i3.11260
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260/8172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 688-707
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922142171136