Análises sociológicas da matriz curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9577 |
Resumo: | Este artigo problematiza a matriz curricular como conjunto de saberes estabelecidos pela sociedade e que incidem na formação do indivíduo. O processo educacional, seus instrumentos e conteúdos são discutidos a partir da Sociologia, identificando-os como presentes em todas as sociedades e tendo papel de, através da educação, produzir e controlar o indivíduo em prol da coletividade. As análises neste artigo resultam da revisão bibliográfica sobre o tema, dando-lhe característica de discussão teórica. Como conclusão é defendido que o passo inicial para entender a educação e os conteúdos presentes nas matrizes curriculares é considerar o papel social dos processos educacionais. Palavras-chave: educação; matriz curricular; processo educacional; controle social; sociologia. |
id |
UNEMAT-1_8af16bef04f1d710053587267a5cc44a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9577 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Análises sociológicas da matriz curricularEste artigo problematiza a matriz curricular como conjunto de saberes estabelecidos pela sociedade e que incidem na formação do indivíduo. O processo educacional, seus instrumentos e conteúdos são discutidos a partir da Sociologia, identificando-os como presentes em todas as sociedades e tendo papel de, através da educação, produzir e controlar o indivíduo em prol da coletividade. As análises neste artigo resultam da revisão bibliográfica sobre o tema, dando-lhe característica de discussão teórica. Como conclusão é defendido que o passo inicial para entender a educação e os conteúdos presentes nas matrizes curriculares é considerar o papel social dos processos educacionais. Palavras-chave: educação; matriz curricular; processo educacional; controle social; sociologia.Unemat Editora2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/957710.30681/reps.v5i4.9577Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 78-882236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9577/5656Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLord, Lucio José Dutra2022-12-27T20:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9577Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:26:18Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análises sociológicas da matriz curricular |
title |
Análises sociológicas da matriz curricular |
spellingShingle |
Análises sociológicas da matriz curricular Lord, Lucio José Dutra |
title_short |
Análises sociológicas da matriz curricular |
title_full |
Análises sociológicas da matriz curricular |
title_fullStr |
Análises sociológicas da matriz curricular |
title_full_unstemmed |
Análises sociológicas da matriz curricular |
title_sort |
Análises sociológicas da matriz curricular |
author |
Lord, Lucio José Dutra |
author_facet |
Lord, Lucio José Dutra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lord, Lucio José Dutra |
description |
Este artigo problematiza a matriz curricular como conjunto de saberes estabelecidos pela sociedade e que incidem na formação do indivíduo. O processo educacional, seus instrumentos e conteúdos são discutidos a partir da Sociologia, identificando-os como presentes em todas as sociedades e tendo papel de, através da educação, produzir e controlar o indivíduo em prol da coletividade. As análises neste artigo resultam da revisão bibliográfica sobre o tema, dando-lhe característica de discussão teórica. Como conclusão é defendido que o passo inicial para entender a educação e os conteúdos presentes nas matrizes curriculares é considerar o papel social dos processos educacionais. Palavras-chave: educação; matriz curricular; processo educacional; controle social; sociologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9577 10.30681/reps.v5i4.9577 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9577 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v5i4.9577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9577/5656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 78-88 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925057212416 |