Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10153 |
Resumo: | A falta de tecnologia nas escolas faz com que o livro didático seja, muitas vezes, o principal recurso do professor em sala. Concebendo a literatura como base de qualquer língua, cultura e história de um povo, nosso propósito foi verificar a visão de linguagem privilegiada nas atividades de uma unidade de um livro, e as metafunções que direcionaram a compreensão de culturas de língua inglesa por meio da literatura. Fizemos uma análise qualitativa, embasada nas metafunções da linguagem. Os resultados indicam que os textos parecem funcionar como pretexto para o ensino de leitura instrumental e gramática da língua. Palavras-chave: literatura; livro didático; língua inglesa. |
id |
UNEMAT-1_93109b730ba943f0fafe7285dafcb0bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10153 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go!A falta de tecnologia nas escolas faz com que o livro didático seja, muitas vezes, o principal recurso do professor em sala. Concebendo a literatura como base de qualquer língua, cultura e história de um povo, nosso propósito foi verificar a visão de linguagem privilegiada nas atividades de uma unidade de um livro, e as metafunções que direcionaram a compreensão de culturas de língua inglesa por meio da literatura. Fizemos uma análise qualitativa, embasada nas metafunções da linguagem. Os resultados indicam que os textos parecem funcionar como pretexto para o ensino de leitura instrumental e gramática da língua. Palavras-chave: literatura; livro didático; língua inglesa.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1015310.30681/reps.v10i1.10153Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 572-5922236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10153/6742Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Luanna Alves Ribeiro Barcelos deGallardo, Barbara Cristina2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10153Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
title |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
spellingShingle |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! Sousa, Luanna Alves Ribeiro Barcelos de |
title_short |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
title_full |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
title_fullStr |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
title_full_unstemmed |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
title_sort |
Para que serve a literatura no livro didático?: uma investigação sobre a abordagem de textos literários em uma unidade da coleção Way to Go! |
author |
Sousa, Luanna Alves Ribeiro Barcelos de |
author_facet |
Sousa, Luanna Alves Ribeiro Barcelos de Gallardo, Barbara Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Gallardo, Barbara Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Luanna Alves Ribeiro Barcelos de Gallardo, Barbara Cristina |
description |
A falta de tecnologia nas escolas faz com que o livro didático seja, muitas vezes, o principal recurso do professor em sala. Concebendo a literatura como base de qualquer língua, cultura e história de um povo, nosso propósito foi verificar a visão de linguagem privilegiada nas atividades de uma unidade de um livro, e as metafunções que direcionaram a compreensão de culturas de língua inglesa por meio da literatura. Fizemos uma análise qualitativa, embasada nas metafunções da linguagem. Os resultados indicam que os textos parecem funcionar como pretexto para o ensino de leitura instrumental e gramática da língua. Palavras-chave: literatura; livro didático; língua inglesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10153 10.30681/reps.v10i1.10153 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10153 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v10i1.10153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10153/6742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 572-592 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926997078016 |