A literatura na escola: o texto literário no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Ceciliany Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14837
Resumo: The goal of the present work is to search and to know the forms (ways) that didactic books deal with literary texts based on the policies established on Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Pattern PCN). Our impelling question is: How the literary text, present in the educational books, perform as a support in the reader s formation? In order to achieve our goal, we analysed five educational book series, one of them was done before PCN and the other four were done af ter PCN. In chapter I, we present some essential aspects, such as the function of literature in the individual s formation process. We also present a little of the reading history in the school, as wel l as aspects of the literature s relevance in PCN. In chapter II, the problem of the presence of literary text is ef fectively exposed, through the analysis of our corpus, the f ive series, become evident the relat ionship between the approaches before and after PCN. The established elements for the analysis were the survey of all texts, the observation of gebder diversity, authors and works, and the quality of the proposal for reading practice. In chapter I II, we discuss about questions of literary theory, reading and literacy. This theoretical extract point to the need of the educator the specif icities which characterize literature, in order to make the scholar experience more rich and productive
id PUC_SP-1_a43c01a0c99702c7357726df481bf18c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14837
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bastazin, Vera Lúciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137455H2Feitosa, Ceciliany Alves2016-04-28T19:59:08Z2008-01-162007-11-29Feitosa, Ceciliany Alves. A literatura na escola: o texto literário no livro didático. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14837The goal of the present work is to search and to know the forms (ways) that didactic books deal with literary texts based on the policies established on Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Pattern PCN). Our impelling question is: How the literary text, present in the educational books, perform as a support in the reader s formation? In order to achieve our goal, we analysed five educational book series, one of them was done before PCN and the other four were done af ter PCN. In chapter I, we present some essential aspects, such as the function of literature in the individual s formation process. We also present a little of the reading history in the school, as wel l as aspects of the literature s relevance in PCN. In chapter II, the problem of the presence of literary text is ef fectively exposed, through the analysis of our corpus, the f ive series, become evident the relat ionship between the approaches before and after PCN. The established elements for the analysis were the survey of all texts, the observation of gebder diversity, authors and works, and the quality of the proposal for reading practice. In chapter I II, we discuss about questions of literary theory, reading and literacy. This theoretical extract point to the need of the educator the specif icities which characterize literature, in order to make the scholar experience more rich and productiveO presente trabalho tem como objetivo buscar e conhecer o tratamento dado ao texto literário no livro didático, a partir das diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa indagação propulsora é: como o texto literário, presente nos manuais oficiais de ensino, desempenha seu papel, como suporte na formação do leitor? Para realizarmos nosso objet ivo, analisamos cinco coleções de livros didáticos, dirigidos às quatro primeiras séries do ensino fundamental, uma anterior aos PCN e as outras quatro, posteriores. No capítulo I, apresentamos algumas concepções essenciais para nós, como a da função da li teratura na escola no processo de formação do indivíduo. Também expomos um pequeno resgate da história da leitura na escola, bem como aspectos da relevância da Literatura nos PCN. No capítulo II, a problemática da presença do texto literário é efetivamente exposta, por meio da análise do nosso corpus, as cinco coleções, evidenciando-se as relações entre as abordagens anteriores e posteriores ao PCN. Para a análise, os elementos estabelecidos foram o levantamento do total de textos, a observação da diversidade de gêneros, autores e obras, e a qualidade das propostas para a prática de leitura. No capítulo III, discorremos sobre questões de teoria, leitura e let ramento literários. Esse apanhado teórico aponta para a necessidade do educador reconhecer as especif icidades caracterizadoras da Literatura, a fim de tornar a experiência escolar mais rica e produtivaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31092/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica LiteráriaPUC-SPBRLiteraturaTeoria literáriaLetramento literárioLeituraLiteratura (Ensino fundamental)Livros didaticosLiteratureLiterary theoryLiterary literacyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAA literatura na escola: o texto literário no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCeciliany Alves Feitosa.pdf.txtCeciliany Alves Feitosa.pdf.txtExtracted texttext/plain230532https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14837/3/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf.txt7610e79e6e4009c794618b68a5b135f1MD53ORIGINALCeciliany Alves Feitosa.pdfapplication/pdf836278https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14837/1/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf716b0ee13851ee1e5003329a34a30869MD51THUMBNAILCeciliany Alves Feitosa.pdf.jpgCeciliany Alves Feitosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2906https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14837/2/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf.jpg1ce08272b29b4738bce5da2860274f82MD52handle/148372022-04-19 16:00:33.64oai:repositorio.pucsp.br:handle/14837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-19T19:00:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A literatura na escola: o texto literário no livro didático
title A literatura na escola: o texto literário no livro didático
spellingShingle A literatura na escola: o texto literário no livro didático
Feitosa, Ceciliany Alves
Teoria literária
Letramento literário
Leitura
Literatura (Ensino fundamental)
Livros didaticos
Literature
Literary theory
Literary literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
title_short A literatura na escola: o texto literário no livro didático
title_full A literatura na escola: o texto literário no livro didático
title_fullStr A literatura na escola: o texto literário no livro didático
title_full_unstemmed A literatura na escola: o texto literário no livro didático
title_sort A literatura na escola: o texto literário no livro didático
author Feitosa, Ceciliany Alves
author_facet Feitosa, Ceciliany Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastazin, Vera Lúcia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137455H2
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Ceciliany Alves
contributor_str_mv Bastazin, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria literária
Letramento literário
Leitura
Literatura (Ensino fundamental)
Livros didaticos
topic Teoria literária
Letramento literário
Leitura
Literatura (Ensino fundamental)
Livros didaticos
Literature
Literary theory
Literary literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature
Literary theory
Literary literacy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description The goal of the present work is to search and to know the forms (ways) that didactic books deal with literary texts based on the policies established on Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Pattern PCN). Our impelling question is: How the literary text, present in the educational books, perform as a support in the reader s formation? In order to achieve our goal, we analysed five educational book series, one of them was done before PCN and the other four were done af ter PCN. In chapter I, we present some essential aspects, such as the function of literature in the individual s formation process. We also present a little of the reading history in the school, as wel l as aspects of the literature s relevance in PCN. In chapter II, the problem of the presence of literary text is ef fectively exposed, through the analysis of our corpus, the f ive series, become evident the relat ionship between the approaches before and after PCN. The established elements for the analysis were the survey of all texts, the observation of gebder diversity, authors and works, and the quality of the proposal for reading practice. In chapter I II, we discuss about questions of literary theory, reading and literacy. This theoretical extract point to the need of the educator the specif icities which characterize literature, in order to make the scholar experience more rich and productive
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-29
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Feitosa, Ceciliany Alves. A literatura na escola: o texto literário no livro didático. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14837
identifier_str_mv Feitosa, Ceciliany Alves. A literatura na escola: o texto literário no livro didático. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Literatura
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14837/3/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14837/1/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14837/2/Ceciliany%20Alves%20Feitosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7610e79e6e4009c794618b68a5b135f1
716b0ee13851ee1e5003329a34a30869
1ce08272b29b4738bce5da2860274f82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796064681721856