Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170 |
Resumo: | Falar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade. |
id |
UNEMAT-1_94bce57a49b86c882b5a58c48ee1e34b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9170 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli MantovaniFalar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/917010.30681/reps.v3i1.9170Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 426-4362236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170/5035Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joseane Nascimento Lima da2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9170Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
title |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
spellingShingle |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani Silva, Joseane Nascimento Lima da |
title_short |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
title_full |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
title_fullStr |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
title_full_unstemmed |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
title_sort |
Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani |
author |
Silva, Joseane Nascimento Lima da |
author_facet |
Silva, Joseane Nascimento Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joseane Nascimento Lima da |
description |
Falar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170 10.30681/reps.v3i1.9170 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i1.9170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170/5035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 426-436 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923273584640 |