Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joseane Nascimento Lima da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170
Resumo: Falar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no  ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade. 
id UNEMAT-1_94bce57a49b86c882b5a58c48ee1e34b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9170
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli MantovaniFalar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no  ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/917010.30681/reps.v3i1.9170Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 426-4362236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170/5035Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joseane Nascimento Lima da2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9170Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
title Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
spellingShingle Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
Silva, Joseane Nascimento Lima da
title_short Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
title_full Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
title_fullStr Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
title_full_unstemmed Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
title_sort Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
author Silva, Joseane Nascimento Lima da
author_facet Silva, Joseane Nascimento Lima da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joseane Nascimento Lima da
description Falar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no  ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170
10.30681/reps.v3i1.9170
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9170/5035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 426-436
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923273584640