Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edna Cristina da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza Neto, José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939
Resumo: Neste artigo apresento o estudo sobre Estrutura familiar e Educação no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como esta situação se revela no espaço escolar e que processo se produz considerando a família do sujeito aluno? A pesquisa foi realizada no mês de Abril de 2011, na escola Municipal de Educação básica, em Sinop. O estudo mostra análise das entrevistas feitas com a coordenadora pedagógica da escola e com três professores. Primeiramente a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com fundamento teórico, e para orientar este trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva da pesquisa qualitativa, dentro de seu universo optei pelo estudo de caso, o qual pode subsidiar a pesquisa. Os principais autores os quais contribuíram foram: Paulo Freire, Lúcia Moreira, Friedrich Engels, Pierre Bourdieu, Mariano F. Enguita, Gaudêncio Frigotto. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho sobre Estrutura Familiar e Educaçãoa influência no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de muita importância. O desafio que se coloca entre a escola e a família, quanto à socialização está ligada não ao que cabe ao professor e aos alunos, mas elevar a compreensão desses sujeitos como um coletivo capaz de imprimir novas relações para superar as socializações cuja seletividade e habitus conduzem as novas adequações de conduta e a reprodução das relações sociais do mundo capitalista.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; estrutura familiar e educação. escola e socialização.
id UNEMAT-1_a5b0454cbf10026a53be07c01363c801
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalNeste artigo apresento o estudo sobre Estrutura familiar e Educação no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como esta situação se revela no espaço escolar e que processo se produz considerando a família do sujeito aluno? A pesquisa foi realizada no mês de Abril de 2011, na escola Municipal de Educação básica, em Sinop. O estudo mostra análise das entrevistas feitas com a coordenadora pedagógica da escola e com três professores. Primeiramente a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com fundamento teórico, e para orientar este trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva da pesquisa qualitativa, dentro de seu universo optei pelo estudo de caso, o qual pode subsidiar a pesquisa. Os principais autores os quais contribuíram foram: Paulo Freire, Lúcia Moreira, Friedrich Engels, Pierre Bourdieu, Mariano F. Enguita, Gaudêncio Frigotto. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho sobre Estrutura Familiar e Educaçãoa influência no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de muita importância. O desafio que se coloca entre a escola e a família, quanto à socialização está ligada não ao que cabe ao professor e aos alunos, mas elevar a compreensão desses sujeitos como um coletivo capaz de imprimir novas relações para superar as socializações cuja seletividade e habitus conduzem as novas adequações de conduta e a reprodução das relações sociais do mundo capitalista.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; estrutura familiar e educação. escola e socialização.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/893910.30681/reps.v2i1.8939Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 82-912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939/5778Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Edna Cristina da SilvaSouza Neto, José de2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Oliveira, Edna Cristina da Silva
title_short Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
author Oliveira, Edna Cristina da Silva
author_facet Oliveira, Edna Cristina da Silva
Souza Neto, José de
author_role author
author2 Souza Neto, José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edna Cristina da Silva
Souza Neto, José de
description Neste artigo apresento o estudo sobre Estrutura familiar e Educação no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como esta situação se revela no espaço escolar e que processo se produz considerando a família do sujeito aluno? A pesquisa foi realizada no mês de Abril de 2011, na escola Municipal de Educação básica, em Sinop. O estudo mostra análise das entrevistas feitas com a coordenadora pedagógica da escola e com três professores. Primeiramente a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com fundamento teórico, e para orientar este trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva da pesquisa qualitativa, dentro de seu universo optei pelo estudo de caso, o qual pode subsidiar a pesquisa. Os principais autores os quais contribuíram foram: Paulo Freire, Lúcia Moreira, Friedrich Engels, Pierre Bourdieu, Mariano F. Enguita, Gaudêncio Frigotto. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho sobre Estrutura Familiar e Educaçãoa influência no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de muita importância. O desafio que se coloca entre a escola e a família, quanto à socialização está ligada não ao que cabe ao professor e aos alunos, mas elevar a compreensão desses sujeitos como um coletivo capaz de imprimir novas relações para superar as socializações cuja seletividade e habitus conduzem as novas adequações de conduta e a reprodução das relações sociais do mundo capitalista.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; estrutura familiar e educação. escola e socialização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939
10.30681/reps.v2i1.8939
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939/5778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 82-91
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922733568000