Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939 |
Resumo: | Neste artigo apresento o estudo sobre Estrutura familiar e Educação no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como esta situação se revela no espaço escolar e que processo se produz considerando a família do sujeito aluno? A pesquisa foi realizada no mês de Abril de 2011, na escola Municipal de Educação básica, em Sinop. O estudo mostra análise das entrevistas feitas com a coordenadora pedagógica da escola e com três professores. Primeiramente a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com fundamento teórico, e para orientar este trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva da pesquisa qualitativa, dentro de seu universo optei pelo estudo de caso, o qual pode subsidiar a pesquisa. Os principais autores os quais contribuíram foram: Paulo Freire, Lúcia Moreira, Friedrich Engels, Pierre Bourdieu, Mariano F. Enguita, Gaudêncio Frigotto. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho sobre Estrutura Familiar e Educaçãoa influência no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de muita importância. O desafio que se coloca entre a escola e a família, quanto à socialização está ligada não ao que cabe ao professor e aos alunos, mas elevar a compreensão desses sujeitos como um coletivo capaz de imprimir novas relações para superar as socializações cuja seletividade e habitus conduzem as novas adequações de conduta e a reprodução das relações sociais do mundo capitalista.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; estrutura familiar e educação. escola e socialização. |
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Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalNeste artigo apresento o estudo sobre Estrutura familiar e Educação no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como esta situação se revela no espaço escolar e que processo se produz considerando a família do sujeito aluno? A pesquisa foi realizada no mês de Abril de 2011, na escola Municipal de Educação básica, em Sinop. O estudo mostra análise das entrevistas feitas com a coordenadora pedagógica da escola e com três professores. Primeiramente a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com fundamento teórico, e para orientar este trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva da pesquisa qualitativa, dentro de seu universo optei pelo estudo de caso, o qual pode subsidiar a pesquisa. Os principais autores os quais contribuíram foram: Paulo Freire, Lúcia Moreira, Friedrich Engels, Pierre Bourdieu, Mariano F. Enguita, Gaudêncio Frigotto. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho sobre Estrutura Familiar e Educaçãoa influência no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de muita importância. O desafio que se coloca entre a escola e a família, quanto à socialização está ligada não ao que cabe ao professor e aos alunos, mas elevar a compreensão desses sujeitos como um coletivo capaz de imprimir novas relações para superar as socializações cuja seletividade e habitus conduzem as novas adequações de conduta e a reprodução das relações sociais do mundo capitalista.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; estrutura familiar e educação. escola e socialização.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/893910.30681/reps.v2i1.8939Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 82-912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8939/5778Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Edna Cristina da SilvaSouza Neto, José de2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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