Discriminação racial: o eu, o outro e a escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9257 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma analise sobre as relações raciais no ambiente escolar. Uma discussão teórica sobre os indicadores sociais dentro da escola que evidenciam os mecanismos intraescolares, como fatores contribuidores de exclusão, diminuição e distanciamento entre o eu e o outro. A sociedade brasileira é caracterizada pela pluralidade étnica, sendo este produto de um processo histórico de três grupos distintos: portugueses, índios e negros. Hoje, temos um país miscigenado, multifacetado, porém, marcado pelo antagonismo e pela imprevisibilidade, percebidos no espaço que a criança negra ocupa na escola. Assim, essa criança vive situações de preconceito, descrédito e difícil inclusão social. Sendo assim, busca-se neste estudo contribuir e compreender a importância da escola, como espaço social, e sua relevância na formação e construção e construção da identidade da criança. Dessa forma, compreendemos que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.Palavras-chave: educação; escola x negro; mecanismos intraescolares; discriminação x preconceito. |
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Discriminação racial: o eu, o outro e a escolaEste trabalho apresenta uma analise sobre as relações raciais no ambiente escolar. Uma discussão teórica sobre os indicadores sociais dentro da escola que evidenciam os mecanismos intraescolares, como fatores contribuidores de exclusão, diminuição e distanciamento entre o eu e o outro. A sociedade brasileira é caracterizada pela pluralidade étnica, sendo este produto de um processo histórico de três grupos distintos: portugueses, índios e negros. Hoje, temos um país miscigenado, multifacetado, porém, marcado pelo antagonismo e pela imprevisibilidade, percebidos no espaço que a criança negra ocupa na escola. Assim, essa criança vive situações de preconceito, descrédito e difícil inclusão social. Sendo assim, busca-se neste estudo contribuir e compreender a importância da escola, como espaço social, e sua relevância na formação e construção e construção da identidade da criança. Dessa forma, compreendemos que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.Palavras-chave: educação; escola x negro; mecanismos intraescolares; discriminação x preconceito.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/925710.30681/reps.v3i2.9257Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 406-4132236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9257/5119Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Keila DiasPontes, Rosemary CorrêaAlexandre, Ivone Jesus2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9257Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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