Percepção ambiental no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubiszeski, Maribel Rigotti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Iocca, Fátima Aparecida da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9381
Resumo: O presente artigo teve como objetivo identificar as percepções das crianças sobre a degradação ambiental e reciclagem. A pesquisa foi realizada na escola municipal Alto da Glória, com 10 crianças na faixa etária de 09 a 10 anos de idade, estudantes 3º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi pesquisa participativa do tipo prática-investigativa. Os dados foram coletados através de questionário, trilha investigativa na escola, observações passivas e oficina. A análise dos dados demonstra que as crianças, mesmo com pouca idade, já têm alguma noção dos problemas ambientais que as cercam e possuem consciência de suas atitudes como sujeitos participantes do meio onde vivem. Palavras-chave: educação ambiental; trilha investigativa; reciclagem.
id UNEMAT-1_ab31fb93935a739d8ba5a28be16d3c8f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9381
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Percepção ambiental no ensino fundamentalO presente artigo teve como objetivo identificar as percepções das crianças sobre a degradação ambiental e reciclagem. A pesquisa foi realizada na escola municipal Alto da Glória, com 10 crianças na faixa etária de 09 a 10 anos de idade, estudantes 3º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi pesquisa participativa do tipo prática-investigativa. Os dados foram coletados através de questionário, trilha investigativa na escola, observações passivas e oficina. A análise dos dados demonstra que as crianças, mesmo com pouca idade, já têm alguma noção dos problemas ambientais que as cercam e possuem consciência de suas atitudes como sujeitos participantes do meio onde vivem. Palavras-chave: educação ambiental; trilha investigativa; reciclagem.Unemat Editora2013-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/938110.30681/reps.v4i1.9381Eventos Pedagógicos; v. 4 n. 1 (2013): Vivências no espaço escolar; 149-1562236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9381/5397Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKubiszeski, Maribel RigottiIocca, Fátima Aparecida da Silva2022-12-27T20:32:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9381Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:32:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental no ensino fundamental
title Percepção ambiental no ensino fundamental
spellingShingle Percepção ambiental no ensino fundamental
Kubiszeski, Maribel Rigotti
title_short Percepção ambiental no ensino fundamental
title_full Percepção ambiental no ensino fundamental
title_fullStr Percepção ambiental no ensino fundamental
title_full_unstemmed Percepção ambiental no ensino fundamental
title_sort Percepção ambiental no ensino fundamental
author Kubiszeski, Maribel Rigotti
author_facet Kubiszeski, Maribel Rigotti
Iocca, Fátima Aparecida da Silva
author_role author
author2 Iocca, Fátima Aparecida da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubiszeski, Maribel Rigotti
Iocca, Fátima Aparecida da Silva
description O presente artigo teve como objetivo identificar as percepções das crianças sobre a degradação ambiental e reciclagem. A pesquisa foi realizada na escola municipal Alto da Glória, com 10 crianças na faixa etária de 09 a 10 anos de idade, estudantes 3º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi pesquisa participativa do tipo prática-investigativa. Os dados foram coletados através de questionário, trilha investigativa na escola, observações passivas e oficina. A análise dos dados demonstra que as crianças, mesmo com pouca idade, já têm alguma noção dos problemas ambientais que as cercam e possuem consciência de suas atitudes como sujeitos participantes do meio onde vivem. Palavras-chave: educação ambiental; trilha investigativa; reciclagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9381
10.30681/reps.v4i1.9381
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9381
identifier_str_mv 10.30681/reps.v4i1.9381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9381/5397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 4 n. 1 (2013): Vivências no espaço escolar; 149-156
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923793678336