Brincando e aprendendo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Estelamar de Queiroz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Trugillo, Edneuza Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9299
Resumo: O presente artigo buscou conhecer o aprendizado das crianças através das brincadeiras realizadas na Creche Municipal Alvorada em Sinop - MT. A pesquisa conheceu mais sobre as brincadeiras realizadas na instituição e apreciou de perto os obstáculos enfrentados pelas crianças para desenvolver as atividades lúdicas. Empregou se na pesquisa o método exploratório-qualitativo, para coleta de dados foi usado o diário de campo, entrevistas com as professoras e questionário com as crianças da Educação Infantil. Concluiu se que as professoras utilizam das brincadeiras como instrumento pedagógico como atividades favoráveis para o ensino e aprendizagem das crianças.Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras; crianças e professoras; método qualitativo. 
id UNEMAT-1_b235ab38e3e62d58bbb230067fc9a02b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9299
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Brincando e aprendendo na educação infantilO presente artigo buscou conhecer o aprendizado das crianças através das brincadeiras realizadas na Creche Municipal Alvorada em Sinop - MT. A pesquisa conheceu mais sobre as brincadeiras realizadas na instituição e apreciou de perto os obstáculos enfrentados pelas crianças para desenvolver as atividades lúdicas. Empregou se na pesquisa o método exploratório-qualitativo, para coleta de dados foi usado o diário de campo, entrevistas com as professoras e questionário com as crianças da Educação Infantil. Concluiu se que as professoras utilizam das brincadeiras como instrumento pedagógico como atividades favoráveis para o ensino e aprendizagem das crianças.Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras; crianças e professoras; método qualitativo. Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/929910.30681/reps.v3i3.9299Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 70-792236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9299/5241Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Estelamar de QueirozTrugillo, Edneuza Alves2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9299Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincando e aprendendo na educação infantil
title Brincando e aprendendo na educação infantil
spellingShingle Brincando e aprendendo na educação infantil
Porto, Estelamar de Queiroz
title_short Brincando e aprendendo na educação infantil
title_full Brincando e aprendendo na educação infantil
title_fullStr Brincando e aprendendo na educação infantil
title_full_unstemmed Brincando e aprendendo na educação infantil
title_sort Brincando e aprendendo na educação infantil
author Porto, Estelamar de Queiroz
author_facet Porto, Estelamar de Queiroz
Trugillo, Edneuza Alves
author_role author
author2 Trugillo, Edneuza Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Estelamar de Queiroz
Trugillo, Edneuza Alves
description O presente artigo buscou conhecer o aprendizado das crianças através das brincadeiras realizadas na Creche Municipal Alvorada em Sinop - MT. A pesquisa conheceu mais sobre as brincadeiras realizadas na instituição e apreciou de perto os obstáculos enfrentados pelas crianças para desenvolver as atividades lúdicas. Empregou se na pesquisa o método exploratório-qualitativo, para coleta de dados foi usado o diário de campo, entrevistas com as professoras e questionário com as crianças da Educação Infantil. Concluiu se que as professoras utilizam das brincadeiras como instrumento pedagógico como atividades favoráveis para o ensino e aprendizagem das crianças.Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras; crianças e professoras; método qualitativo. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9299
10.30681/reps.v3i3.9299
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9299
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9299/5241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 70-79
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923719229440