O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valdirene Baminger
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.
id UNEMAT-1_b53fe81e30d7745b12674a4c2798204d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9569
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadaniaO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.Unemat Editora2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/956910.30681/reps.v5i4.9569Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 352236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569/5648Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valdirene Baminger2022-12-27T20:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9569Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:26:18Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
title O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
spellingShingle O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
Oliveira, Valdirene Baminger
title_short O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
title_full O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
title_fullStr O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
title_sort O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
author Oliveira, Valdirene Baminger
author_facet Oliveira, Valdirene Baminger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valdirene Baminger
description O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569
10.30681/reps.v5i4.9569
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i4.9569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569/5648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 35
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925045678080