O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania. |
id |
UNEMAT-1_b53fe81e30d7745b12674a4c2798204d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9569 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadaniaO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.Unemat Editora2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/956910.30681/reps.v5i4.9569Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 352236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569/5648Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valdirene Baminger2022-12-27T20:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9569Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:26:18Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
title |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
spellingShingle |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania Oliveira, Valdirene Baminger |
title_short |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
title_full |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
title_fullStr |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
title_full_unstemmed |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
title_sort |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania |
author |
Oliveira, Valdirene Baminger |
author_facet |
Oliveira, Valdirene Baminger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Valdirene Baminger |
description |
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569 10.30681/reps.v5i4.9569 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v5i4.9569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9569/5648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 4 (2014): Matrizes e práticas curriculares sob o olhar das políticas públicas; 35 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925045678080 |