A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Cristina Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10537
Resumo: Este artigo relata sobre a funcionalidade dos espaços externos às salas de aula no processo de ensino aprendizagem de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. O aporte teórico utilizado na pesquisa apoiou-se nas autoras Maria da Graça Horn e Léa Tiriba. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados com quatro professores atuantes nessa etapa de ensino, realizados no primeiro semestre de 2021. Diante das narrativas coletadas, verificou-se que a utilização dos espaços externos escolares quando planejados com intencionalidade pedagógica pode contribuir na construção de novos saberes e novas experiências, tornando-se uma ferramenta educacional.
id UNEMAT-1_c3a28dbcd5284115f7f8cc028d323315
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10537
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagemEnsino FundamentalEspaços ExternosEnsino-aprendizagemEste artigo relata sobre a funcionalidade dos espaços externos às salas de aula no processo de ensino aprendizagem de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. O aporte teórico utilizado na pesquisa apoiou-se nas autoras Maria da Graça Horn e Léa Tiriba. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados com quatro professores atuantes nessa etapa de ensino, realizados no primeiro semestre de 2021. Diante das narrativas coletadas, verificou-se que a utilização dos espaços externos escolares quando planejados com intencionalidade pedagógica pode contribuir na construção de novos saberes e novas experiências, tornando-se uma ferramenta educacional.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1053710.30681/reps.v13i3.10537Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 461-4702236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10537/7305Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Daniela Cristina Pereira da2023-08-09T17:24:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10537Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:24:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
title A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
spellingShingle A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
Costa, Daniela Cristina Pereira da
Ensino Fundamental
Espaços Externos
Ensino-aprendizagem
title_short A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
title_full A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
title_fullStr A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
title_full_unstemmed A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
title_sort A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem
author Costa, Daniela Cristina Pereira da
author_facet Costa, Daniela Cristina Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniela Cristina Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Espaços Externos
Ensino-aprendizagem
topic Ensino Fundamental
Espaços Externos
Ensino-aprendizagem
description Este artigo relata sobre a funcionalidade dos espaços externos às salas de aula no processo de ensino aprendizagem de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. O aporte teórico utilizado na pesquisa apoiou-se nas autoras Maria da Graça Horn e Léa Tiriba. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados com quatro professores atuantes nessa etapa de ensino, realizados no primeiro semestre de 2021. Diante das narrativas coletadas, verificou-se que a utilização dos espaços externos escolares quando planejados com intencionalidade pedagógica pode contribuir na construção de novos saberes e novas experiências, tornando-se uma ferramenta educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10537
10.30681/reps.v13i3.10537
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10537
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.10537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10537/7305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 461-470
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927638806528