Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eliane Vasconcelos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326
Resumo: Novas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais.
id UNEMAT-1_c44cb75042d2d1c2752afabcc898873d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9326
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiaisNovas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/932610.30681/reps.v3i3.9326Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 310-3192236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326/5259Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Eliane VasconcelosTroian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9326Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
title Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
spellingShingle Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
Santos, Eliane Vasconcelos
title_short Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
title_full Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
title_fullStr Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
title_full_unstemmed Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
title_sort Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
author Santos, Eliane Vasconcelos
author_facet Santos, Eliane Vasconcelos
Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli
author_role author
author2 Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eliane Vasconcelos
Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli
description Novas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326
10.30681/reps.v3i3.9326
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326/5259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 310-319
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923751735296