Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326 |
Resumo: | Novas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais. |
id |
UNEMAT-1_c44cb75042d2d1c2752afabcc898873d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9326 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiaisNovas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/932610.30681/reps.v3i3.9326Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 310-3192236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326/5259Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Eliane VasconcelosTroian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9326Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
title |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
spellingShingle |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais Santos, Eliane Vasconcelos |
title_short |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
title_full |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
title_fullStr |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
title_full_unstemmed |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
title_sort |
Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais |
author |
Santos, Eliane Vasconcelos |
author_facet |
Santos, Eliane Vasconcelos Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli |
author_role |
author |
author2 |
Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eliane Vasconcelos Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli |
description |
Novas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326 10.30681/reps.v3i3.9326 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i3.9326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9326/5259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 310-319 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923751735296 |