A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9687 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada numa instituição de educação infantil na região da Grande Florianópolis/SC. O estudo descreve e analisa as diferentes minúcias da vida cotidiana no exercício da docência. Na pesquisa estreitou-se elos entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia do Cotidiano, buscando interfaces interdisciplinares de modo compreender a docência como atividade reflexiva. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com registros escritos e fotográficos. A principal contribuição situa-se na compreensão que a ação reflexiva em torno das diferentes minúcias da vida cotidiana, possibilita entender a complexidade da própria vida vivida no coletivo da instituição educativa. Palavras-chave: Educação infantil; docência; professora de educação infantil; vida cotidiana. |
id |
UNEMAT-1_c4724e963e5cd463561cbfb3f8f0b208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9687 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativaO artigo apresenta resultados de pesquisa realizada numa instituição de educação infantil na região da Grande Florianópolis/SC. O estudo descreve e analisa as diferentes minúcias da vida cotidiana no exercício da docência. Na pesquisa estreitou-se elos entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia do Cotidiano, buscando interfaces interdisciplinares de modo compreender a docência como atividade reflexiva. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com registros escritos e fotográficos. A principal contribuição situa-se na compreensão que a ação reflexiva em torno das diferentes minúcias da vida cotidiana, possibilita entender a complexidade da própria vida vivida no coletivo da instituição educativa. Palavras-chave: Educação infantil; docência; professora de educação infantil; vida cotidiana.Unemat Editora2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/968710.30681/reps.v6i3.9687Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 3 (2015): Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva; 176-1892236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9687/5926Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins Filho, Altino José2022-12-27T20:23:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9687Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:23:22Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
title |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
spellingShingle |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa Martins Filho, Altino José |
title_short |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
title_full |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
title_fullStr |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
title_full_unstemmed |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
title_sort |
A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa |
author |
Martins Filho, Altino José |
author_facet |
Martins Filho, Altino José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Filho, Altino José |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada numa instituição de educação infantil na região da Grande Florianópolis/SC. O estudo descreve e analisa as diferentes minúcias da vida cotidiana no exercício da docência. Na pesquisa estreitou-se elos entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia do Cotidiano, buscando interfaces interdisciplinares de modo compreender a docência como atividade reflexiva. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com registros escritos e fotográficos. A principal contribuição situa-se na compreensão que a ação reflexiva em torno das diferentes minúcias da vida cotidiana, possibilita entender a complexidade da própria vida vivida no coletivo da instituição educativa. Palavras-chave: Educação infantil; docência; professora de educação infantil; vida cotidiana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9687 10.30681/reps.v6i3.9687 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9687 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i3.9687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9687/5926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 3 (2015): Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva; 176-189 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925153681408 |