A herança cultural e a desigualdade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Barbosa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10554
Resumo: O presente artigo discute aspectos relacionados à renda familiar, escolaridade dos pais e importância que os pais dão aos estudos de seus filhos, tendo como pano de fundo a perspectiva da herança cultural, de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados a 21 alunos do 5º ano de uma escola pública municipal. Os resultados da pesquisa apontam que, embora a escolaridade dos pais seja um fator determinante na renda familiar, esses pais, independentemente do nível de escolaridade, se importam com os estudos dos filhos, enxergando nos mesmos um meio para a ascensão social.
id UNEMAT-1_c5d23c07d05861e8e5de2f6b9409fd3d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10554
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A herança cultural e a desigualdade escolarHerança culturalRenda familiarEscolaridadeAlunos do ensino fundamentalO presente artigo discute aspectos relacionados à renda familiar, escolaridade dos pais e importância que os pais dão aos estudos de seus filhos, tendo como pano de fundo a perspectiva da herança cultural, de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados a 21 alunos do 5º ano de uma escola pública municipal. Os resultados da pesquisa apontam que, embora a escolaridade dos pais seja um fator determinante na renda familiar, esses pais, independentemente do nível de escolaridade, se importam com os estudos dos filhos, enxergando nos mesmos um meio para a ascensão social.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1055410.30681/reps.v13i3.10554Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 573-5812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10554/7323Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana Barbosa da2023-08-09T17:07:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10554Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:42Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A herança cultural e a desigualdade escolar
title A herança cultural e a desigualdade escolar
spellingShingle A herança cultural e a desigualdade escolar
Silva, Luciana Barbosa da
Herança cultural
Renda familiar
Escolaridade
Alunos do ensino fundamental
title_short A herança cultural e a desigualdade escolar
title_full A herança cultural e a desigualdade escolar
title_fullStr A herança cultural e a desigualdade escolar
title_full_unstemmed A herança cultural e a desigualdade escolar
title_sort A herança cultural e a desigualdade escolar
author Silva, Luciana Barbosa da
author_facet Silva, Luciana Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Herança cultural
Renda familiar
Escolaridade
Alunos do ensino fundamental
topic Herança cultural
Renda familiar
Escolaridade
Alunos do ensino fundamental
description O presente artigo discute aspectos relacionados à renda familiar, escolaridade dos pais e importância que os pais dão aos estudos de seus filhos, tendo como pano de fundo a perspectiva da herança cultural, de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados a 21 alunos do 5º ano de uma escola pública municipal. Os resultados da pesquisa apontam que, embora a escolaridade dos pais seja um fator determinante na renda familiar, esses pais, independentemente do nível de escolaridade, se importam com os estudos dos filhos, enxergando nos mesmos um meio para a ascensão social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10554
10.30681/reps.v13i3.10554
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10554
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.10554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10554/7323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 573-581
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927655583744