Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9728
Resumo: Este artigo que tem por objetivo analisar e compreender sobre qual perspectiva metodológica ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. O estudo foi feito em um espaço escolar, com crianças e profissionais do 2º ano de alfabetização, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas e observações e os resultados demonstraram que os métodos e práticas de alfabetização são da escolha de cada professor; o currículo não atende as especificidades dos alunos; e o processo de alfabetização e letramento não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, e os saberes adquiridos na Universidade, não se concretizam em ações continuadas para aprendizagem das crianças. Palavras-chave: Educação básica; alfabetização; métodos e práticas escolares.
id UNEMAT-1_ca359215f8e65504b256cb0f917e5b25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9728
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolaresEste artigo que tem por objetivo analisar e compreender sobre qual perspectiva metodológica ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. O estudo foi feito em um espaço escolar, com crianças e profissionais do 2º ano de alfabetização, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas e observações e os resultados demonstraram que os métodos e práticas de alfabetização são da escolha de cada professor; o currículo não atende as especificidades dos alunos; e o processo de alfabetização e letramento não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, e os saberes adquiridos na Universidade, não se concretizam em ações continuadas para aprendizagem das crianças. Palavras-chave: Educação básica; alfabetização; métodos e práticas escolares.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/972810.30681/reps.v6i4.9728Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 66-762236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9728/5975Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Daniela2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9728Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
title Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
spellingShingle Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
Martins, Daniela
title_short Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
title_full Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
title_fullStr Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
title_sort Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
author Martins, Daniela
author_facet Martins, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daniela
description Este artigo que tem por objetivo analisar e compreender sobre qual perspectiva metodológica ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. O estudo foi feito em um espaço escolar, com crianças e profissionais do 2º ano de alfabetização, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas e observações e os resultados demonstraram que os métodos e práticas de alfabetização são da escolha de cada professor; o currículo não atende as especificidades dos alunos; e o processo de alfabetização e letramento não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, e os saberes adquiridos na Universidade, não se concretizam em ações continuadas para aprendizagem das crianças. Palavras-chave: Educação básica; alfabetização; métodos e práticas escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9728
10.30681/reps.v6i4.9728
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9728
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i4.9728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9728/5975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 66-76
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925625540608