ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204 |
Resumo: | Este estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial. |
id |
UNEMAT-1_d6debfc4b261752b799d6a9c27244240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11204 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIORMetodologias de EnsinoAprendizagem ativaExperiência de AprendizagemFormação de ProfessoresAvaliação PedagógicaEste estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 884-8962236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204/8162Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Vagner Lima de2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11204Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Aguiar, Vagner Lima de Metodologias de Ensino Aprendizagem ativa Experiência de Aprendizagem Formação de Professores Avaliação Pedagógica |
title_short |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
Aguiar, Vagner Lima de |
author_facet |
Aguiar, Vagner Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Vagner Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de Ensino Aprendizagem ativa Experiência de Aprendizagem Formação de Professores Avaliação Pedagógica |
topic |
Metodologias de Ensino Aprendizagem ativa Experiência de Aprendizagem Formação de Professores Avaliação Pedagógica |
description |
Este estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204/8162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 884-896 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922139025408 |