ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Vagner Lima de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204
Resumo: Este estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial.
id UNEMAT-1_d6debfc4b261752b799d6a9c27244240
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11204
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIORMetodologias de EnsinoAprendizagem ativaExperiência de AprendizagemFormação de ProfessoresAvaliação PedagógicaEste estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 884-8962236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204/8162Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Vagner Lima de2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11204Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aguiar, Vagner Lima de
Metodologias de Ensino
Aprendizagem ativa
Experiência de Aprendizagem
Formação de Professores
Avaliação Pedagógica
title_short ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Aguiar, Vagner Lima de
author_facet Aguiar, Vagner Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Vagner Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de Ensino
Aprendizagem ativa
Experiência de Aprendizagem
Formação de Professores
Avaliação Pedagógica
topic Metodologias de Ensino
Aprendizagem ativa
Experiência de Aprendizagem
Formação de Professores
Avaliação Pedagógica
description Este estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11204/8162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 884-896
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922139025408