Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cilveli Luiz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pasuch, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233
Resumo: O artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças.
id UNEMAT-1_db9437122d69637e8f3fb89d78530838
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9233
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantilO artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/923310.30681/reps.v3i2.9233Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 52-622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233/5080Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cilveli LuizPasuch, Jaqueline2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9233Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
title Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
spellingShingle Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
Ferreira, Cilveli Luiz
title_short Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
title_full Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
title_fullStr Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
title_sort Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
author Ferreira, Cilveli Luiz
author_facet Ferreira, Cilveli Luiz
Pasuch, Jaqueline
author_role author
author2 Pasuch, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cilveli Luiz
Pasuch, Jaqueline
description O artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233
10.30681/reps.v3i2.9233
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i2.9233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233/5080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 52-62
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923682529280