Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233 |
Resumo: | O artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças. |
id |
UNEMAT-1_db9437122d69637e8f3fb89d78530838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9233 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantilO artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/923310.30681/reps.v3i2.9233Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 52-622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233/5080Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cilveli LuizPasuch, Jaqueline2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9233Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
title |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil Ferreira, Cilveli Luiz |
title_short |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
title_full |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
title_sort |
Práticas pedagógicas e as aprendizagens das crianças na educação infantil |
author |
Ferreira, Cilveli Luiz |
author_facet |
Ferreira, Cilveli Luiz Pasuch, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Pasuch, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cilveli Luiz Pasuch, Jaqueline |
description |
O artigo apresenta considerações sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição de educação infantil, pertencente à rede municipal de ensino de Sinop-MT. As aprendizagens das crianças, como sujeitos centrais da pesquisa, constituíram-se como foco principal da investigação. Através da pesquisa qualitativa, observação participante acompanhamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e monitores com vinte e cinco crianças, de dois a três anos de idade, matriculadas na turma Creche III. Os objetivos da pesquisa foram analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores com as crianças, a organização da rotina e os momentos de aprendizagens das crianças no cotidiano da educação infantil. Dessa forma nos embasamos nos autores como: Philippe Ariés, Moysés Kuhlmann, Sônia Kramer entre outros, e as legislações que regem a educação infantil. Além das observações para coleta de dados, também nos serviram de espaço de investigação os momentos de realização de Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, também realizamos uma entrevista com a professora da Creche III. No desenvolvimento da pesquisa observamos e desenvolvemos atividades com as crianças, as quais foram anotadas em diário de campo, onde por meio dele buscamos registrar todos os tipos de acontecimentos e reflexões. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do professor, na especificidade da educação infantil, seja na organização das atividades pedagógicas como nos espaços internos e externos da instituição, pois acreditamos que propiciam a construção das aprendizagens infantis.Palavras-chave: educação; educação infantil; práticas pedagógicas; aprendizagem; crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233 10.30681/reps.v3i2.9233 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i2.9233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9233/5080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 52-62 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923682529280 |