A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917 |
Resumo: | O aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos. Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais. |
id |
UNEMAT-1_e0472e302d8587a186eb17074b2654fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9917 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduaçãoO aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos. Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais. Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/991710.30681/reps.v8i1.9917Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 469-4802236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917/6389Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Lorenna CardosoGaldos-Riveros, Alvaro Carlos2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9917Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
title |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
spellingShingle |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação Rezende, Lorenna Cardoso |
title_short |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
title_full |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
title_fullStr |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
title_full_unstemmed |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
title_sort |
A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação |
author |
Rezende, Lorenna Cardoso |
author_facet |
Rezende, Lorenna Cardoso Galdos-Riveros, Alvaro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Galdos-Riveros, Alvaro Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Lorenna Cardoso Galdos-Riveros, Alvaro Carlos |
description |
O aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos. Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917 10.30681/reps.v8i1.9917 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v8i1.9917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917/6389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 469-480 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926164508672 |