A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Lorenna Cardoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Galdos-Riveros, Alvaro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917
Resumo: O aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos. Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais. 
id UNEMAT-1_e0472e302d8587a186eb17074b2654fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9917
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduaçãoO aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos. Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais. Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/991710.30681/reps.v8i1.9917Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 469-4802236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917/6389Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Lorenna CardosoGaldos-Riveros, Alvaro Carlos2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9917Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
title A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
spellingShingle A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
Rezende, Lorenna Cardoso
title_short A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
title_full A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
title_fullStr A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
title_full_unstemmed A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
title_sort A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
author Rezende, Lorenna Cardoso
author_facet Rezende, Lorenna Cardoso
Galdos-Riveros, Alvaro Carlos
author_role author
author2 Galdos-Riveros, Alvaro Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Lorenna Cardoso
Galdos-Riveros, Alvaro Carlos
description O aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos. Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917
10.30681/reps.v8i1.9917
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917
identifier_str_mv 10.30681/reps.v8i1.9917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9917/6389
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 469-480
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926164508672