Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia Neto, Sérgio Candido de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084
Resumo: Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987. Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau.
id UNEMAT-1_e211261916a720abaa75f89037eca05c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10084
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987. Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau.Unemat Editora2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1008410.30681/reps.v9i2.10084Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 674-6952236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084/6609Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia Neto, Sérgio Candido deGouveia, Cristiane Talita Gromann de2022-12-27T20:14:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10084Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:14:10Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
title Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
spellingShingle Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
Gouveia Neto, Sérgio Candido de
title_short Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
title_full Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
title_fullStr Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
title_full_unstemmed Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
title_sort Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
author Gouveia Neto, Sérgio Candido de
author_facet Gouveia Neto, Sérgio Candido de
Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
author_role author
author2 Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia Neto, Sérgio Candido de
Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
description Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987. Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084
10.30681/reps.v9i2.10084
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i2.10084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084/6609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 674-695
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926645805057