Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084 |
Resumo: | Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987. Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau. |
id |
UNEMAT-1_e211261916a720abaa75f89037eca05c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10084 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987. Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau.Unemat Editora2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1008410.30681/reps.v9i2.10084Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 674-6952236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084/6609Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia Neto, Sérgio Candido deGouveia, Cristiane Talita Gromann de2022-12-27T20:14:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10084Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:14:10Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
title |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
spellingShingle |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) Gouveia Neto, Sérgio Candido de |
title_short |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
title_full |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
title_fullStr |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
title_full_unstemmed |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
title_sort |
Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987) |
author |
Gouveia Neto, Sérgio Candido de |
author_facet |
Gouveia Neto, Sérgio Candido de Gouveia, Cristiane Talita Gromann de |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Cristiane Talita Gromann de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia Neto, Sérgio Candido de Gouveia, Cristiane Talita Gromann de |
description |
Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987. Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084 10.30681/reps.v9i2.10084 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i2.10084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10084/6609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 674-695 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926645805057 |