Afetividade e aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184 |
Resumo: | O artigo enfoca o desenvolvimento da afetividade no período de aprendizagem da Educação Infantil com crianças de dois a três anos e com a professora regente da sala. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como método para coleta de dados a observação participativa. Como uma importante base teórica este estudo dialoga com Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, sobre o comportamento da criança e o meio onde vive, concluindo-se que os aspectos afetivos permeiam as relações sociais entre a criança e o adulto para assim determinar a construção de sua identidade. Palavras-chave: educação infantil; afetividade; aprendizagem; observação; interação; professor/aluno; relações sociais. |
id |
UNEMAT-1_e55211939ac7590883f212c04cf03e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10184 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetividade e aprendizagem na educação infantilO artigo enfoca o desenvolvimento da afetividade no período de aprendizagem da Educação Infantil com crianças de dois a três anos e com a professora regente da sala. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como método para coleta de dados a observação participativa. Como uma importante base teórica este estudo dialoga com Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, sobre o comportamento da criança e o meio onde vive, concluindo-se que os aspectos afetivos permeiam as relações sociais entre a criança e o adulto para assim determinar a construção de sua identidade. Palavras-chave: educação infantil; afetividade; aprendizagem; observação; interação; professor/aluno; relações sociais.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1018410.30681/reps.v10i1.10184Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 84-982236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184/6705Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Bruna Karoliny de Oliveira2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10184Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
title |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil Soares, Bruna Karoliny de Oliveira |
title_short |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
title_full |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
Afetividade e aprendizagem na educação infantil |
author |
Soares, Bruna Karoliny de Oliveira |
author_facet |
Soares, Bruna Karoliny de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Bruna Karoliny de Oliveira |
description |
O artigo enfoca o desenvolvimento da afetividade no período de aprendizagem da Educação Infantil com crianças de dois a três anos e com a professora regente da sala. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como método para coleta de dados a observação participativa. Como uma importante base teórica este estudo dialoga com Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, sobre o comportamento da criança e o meio onde vive, concluindo-se que os aspectos afetivos permeiam as relações sociais entre a criança e o adulto para assim determinar a construção de sua identidade. Palavras-chave: educação infantil; afetividade; aprendizagem; observação; interação; professor/aluno; relações sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184 10.30681/reps.v10i1.10184 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v10i1.10184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184/6705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 84-98 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927021195264 |