Afetividade e aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruna Karoliny de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184
Resumo: O artigo enfoca o desenvolvimento da afetividade no período de aprendizagem da Educação Infantil com crianças de dois a três anos e com a professora regente da sala. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como método para coleta de dados a observação participativa. Como uma importante base teórica este estudo dialoga com Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, sobre o comportamento da criança e o meio onde vive, concluindo-se que os aspectos afetivos permeiam as relações sociais entre a criança e o adulto para assim determinar a construção de sua identidade. Palavras-chave: educação infantil; afetividade; aprendizagem; observação; interação; professor/aluno; relações sociais.
id UNEMAT-1_e55211939ac7590883f212c04cf03e97
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10184
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Afetividade e aprendizagem na educação infantilO artigo enfoca o desenvolvimento da afetividade no período de aprendizagem da Educação Infantil com crianças de dois a três anos e com a professora regente da sala. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como método para coleta de dados a observação participativa. Como uma importante base teórica este estudo dialoga com Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, sobre o comportamento da criança e o meio onde vive, concluindo-se que os aspectos afetivos permeiam as relações sociais entre a criança e o adulto para assim determinar a construção de sua identidade. Palavras-chave: educação infantil; afetividade; aprendizagem; observação; interação; professor/aluno; relações sociais.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1018410.30681/reps.v10i1.10184Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 84-982236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184/6705Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Bruna Karoliny de Oliveira2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10184Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e aprendizagem na educação infantil
title Afetividade e aprendizagem na educação infantil
spellingShingle Afetividade e aprendizagem na educação infantil
Soares, Bruna Karoliny de Oliveira
title_short Afetividade e aprendizagem na educação infantil
title_full Afetividade e aprendizagem na educação infantil
title_fullStr Afetividade e aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed Afetividade e aprendizagem na educação infantil
title_sort Afetividade e aprendizagem na educação infantil
author Soares, Bruna Karoliny de Oliveira
author_facet Soares, Bruna Karoliny de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bruna Karoliny de Oliveira
description O artigo enfoca o desenvolvimento da afetividade no período de aprendizagem da Educação Infantil com crianças de dois a três anos e com a professora regente da sala. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como método para coleta de dados a observação participativa. Como uma importante base teórica este estudo dialoga com Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, sobre o comportamento da criança e o meio onde vive, concluindo-se que os aspectos afetivos permeiam as relações sociais entre a criança e o adulto para assim determinar a construção de sua identidade. Palavras-chave: educação infantil; afetividade; aprendizagem; observação; interação; professor/aluno; relações sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184
10.30681/reps.v10i1.10184
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i1.10184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10184/6705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 84-98
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927021195264