Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797 |
Resumo: | Este ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade. Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências. |
id |
UNEMAT-1_e81bc4fd9e4b38ecb49582f2bdd2a6c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9797 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aulaEste ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade. Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/979710.30681/reps.v7i2.9797Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 629-6502236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797/6127Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, Álamo2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9797Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oaieventospedagogicos@unemat.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
title |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
spellingShingle |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula Pimentel, Álamo |
title_short |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
title_full |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
title_fullStr |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
title_sort |
Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula |
author |
Pimentel, Álamo |
author_facet |
Pimentel, Álamo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Álamo |
description |
Este ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade. Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797 10.30681/reps.v7i2.9797 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797/6127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 629-650 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
eventospedagogicos@unemat.br |
_version_ |
1824500586277502976 |