Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Álamo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797
Resumo: Este ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade. Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências. 
id UNEMAT-1_e81bc4fd9e4b38ecb49582f2bdd2a6c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9797
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aulaEste ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade. Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/979710.30681/reps.v7i2.9797Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 629-6502236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797/6127Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, Álamo2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9797Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oaieventospedagogicos@unemat.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
title Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
spellingShingle Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
Pimentel, Álamo
title_short Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
title_full Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
title_fullStr Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
title_full_unstemmed Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
title_sort Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula
author Pimentel, Álamo
author_facet Pimentel, Álamo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Álamo
description Este ensaio enfatiza a transfiguração da sala de aula a partir das relações de interdependência constitutivas dos cotidianos deste lugar. Ocupar posições e produzir relações compõem a dupla face de processos rituais através dos quais professores e estudantes protagonizam performances de sentar. O propósito do trabalho é apontar as múltiplas formas de ocupação da sala de aula como fonte geradora de heterogeneidades relacionais presentes no cotidiano das instituições educacionais. As reflexões desenvolvidas estabelecem conversações com abordagens antropossociais contemporâneas a partir de análises configuracionais de um ensaio fotográfico produzido em uma turma do Curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Após apresentar as diferentes nuances de ocupação da sala de aula resultante de uma observação intensiva com o grupo de estudantes, indicam-se outras possibilidades de compreensão da multiplicidade de relações cotidianas nas instituições educacionais no que diz respeito à formação de professores na contemporaneidade. Palavras-chave: educação; formação de professores; cotidiano; etnografia; redes de interdependências. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797
10.30681/reps.v7i2.9797
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9797/6127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 629-650
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv eventospedagogicos@unemat.br
_version_ 1824500586277502976