O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8954 |
Resumo: | O processo de avaliação da aprendizagem na Proposta da Escola Organizada por Ciclos tem como objetivo garantir a permanência dos alunos em sala de aula. Com o intuito de compreender os critérios de avaliação proposto pela educação em ciclos, o presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica, mais precisamente, Estudo de Caso, desenvolvido na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no município de Sinop-MT, em outubro de 2010. Participaram deste trabalho duas professoras regentes, sendo uma do terceiro e outra do quarto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através de observações, entrevistas semi estruturadas, fotografias e fotocópias de documentos. Para fundamentar, recorremos às contribuições de alguns teóricos que discutem o processo de avaliação, dentre eles podemos destacar, Antônio Severino; Clariza Sousa; Cipriano Luckesi; Marli André; e Miguel Arroyo. O manual da Escola Ciclada de Mato Grosso, (novos tempos e espaços para ensinar – aprender a sentir), distribuído nas Escolas Estaduais pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), contribuiu para a explanação teórica da organização educacional por ciclos. A Lei 9394/96 Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB) e a Resolução 262/02 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT), também foram fontes fundamentais para a construção deste artigo. A pesquisa apresenta como resultado as dificuldades e a insegurança dos educadores junto aos critérios de avaliação apresentado pela proposta da Escola Organizada por Ciclos diante da realidade.Palavras-chave:educação; escola organizada por ciclos; avaliação; estudo de caso. |
id |
UNEMAT-1_e920d6e72636b9e1cd6f612dbbfa6878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8954 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de LourdesO processo de avaliação da aprendizagem na Proposta da Escola Organizada por Ciclos tem como objetivo garantir a permanência dos alunos em sala de aula. Com o intuito de compreender os critérios de avaliação proposto pela educação em ciclos, o presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica, mais precisamente, Estudo de Caso, desenvolvido na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no município de Sinop-MT, em outubro de 2010. Participaram deste trabalho duas professoras regentes, sendo uma do terceiro e outra do quarto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através de observações, entrevistas semi estruturadas, fotografias e fotocópias de documentos. Para fundamentar, recorremos às contribuições de alguns teóricos que discutem o processo de avaliação, dentre eles podemos destacar, Antônio Severino; Clariza Sousa; Cipriano Luckesi; Marli André; e Miguel Arroyo. O manual da Escola Ciclada de Mato Grosso, (novos tempos e espaços para ensinar – aprender a sentir), distribuído nas Escolas Estaduais pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), contribuiu para a explanação teórica da organização educacional por ciclos. A Lei 9394/96 Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB) e a Resolução 262/02 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT), também foram fontes fundamentais para a construção deste artigo. A pesquisa apresenta como resultado as dificuldades e a insegurança dos educadores junto aos critérios de avaliação apresentado pela proposta da Escola Organizada por Ciclos diante da realidade.Palavras-chave:educação; escola organizada por ciclos; avaliação; estudo de caso.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/895410.30681/reps.v2i1.8954Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 190-1992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8954/5789Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGazda, Luciana Aparecida de Andrade FeniliSouza, Edison Antônio de2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8954Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
title |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
spellingShingle |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes Gazda, Luciana Aparecida de Andrade Fenili |
title_short |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
title_full |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
title_fullStr |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
title_sort |
O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes |
author |
Gazda, Luciana Aparecida de Andrade Fenili |
author_facet |
Gazda, Luciana Aparecida de Andrade Fenili Souza, Edison Antônio de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Edison Antônio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazda, Luciana Aparecida de Andrade Fenili Souza, Edison Antônio de |
description |
O processo de avaliação da aprendizagem na Proposta da Escola Organizada por Ciclos tem como objetivo garantir a permanência dos alunos em sala de aula. Com o intuito de compreender os critérios de avaliação proposto pela educação em ciclos, o presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica, mais precisamente, Estudo de Caso, desenvolvido na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no município de Sinop-MT, em outubro de 2010. Participaram deste trabalho duas professoras regentes, sendo uma do terceiro e outra do quarto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através de observações, entrevistas semi estruturadas, fotografias e fotocópias de documentos. Para fundamentar, recorremos às contribuições de alguns teóricos que discutem o processo de avaliação, dentre eles podemos destacar, Antônio Severino; Clariza Sousa; Cipriano Luckesi; Marli André; e Miguel Arroyo. O manual da Escola Ciclada de Mato Grosso, (novos tempos e espaços para ensinar – aprender a sentir), distribuído nas Escolas Estaduais pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), contribuiu para a explanação teórica da organização educacional por ciclos. A Lei 9394/96 Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB) e a Resolução 262/02 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT), também foram fontes fundamentais para a construção deste artigo. A pesquisa apresenta como resultado as dificuldades e a insegurança dos educadores junto aos critérios de avaliação apresentado pela proposta da Escola Organizada por Ciclos diante da realidade.Palavras-chave:educação; escola organizada por ciclos; avaliação; estudo de caso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8954 10.30681/reps.v2i1.8954 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8954 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8954/5789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 190-199 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922766073856 |