Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561 |
Resumo: | Resumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes. |
id |
USF-1_37fc69d2a8273c397d28087c207cc63e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712016000300561 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino FundamentalleituraClozeavaliação psicoeducacionalResumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561Psico-USF v.21 n.3 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210310info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro,Adriana Cristina BoulhoçaBoruchovitch,Evelypor2017-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000300561Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2017-05-10T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
title |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça leitura Cloze avaliação psicoeducacional |
title_short |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
title_full |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
title_sort |
Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental |
author |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça |
author_facet |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Boruchovitch,Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch,Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça Boruchovitch,Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura Cloze avaliação psicoeducacional |
topic |
leitura Cloze avaliação psicoeducacional |
description |
Resumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712016210310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.21 n.3 2016 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787980120064 |