Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Boruchovitch,Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561
Resumo: Resumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes.
id USF-1_37fc69d2a8273c397d28087c207cc63e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712016000300561
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino FundamentalleituraClozeavaliação psicoeducacionalResumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561Psico-USF v.21 n.3 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210310info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro,Adriana Cristina BoulhoçaBoruchovitch,Evelypor2017-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000300561Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2017-05-10T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
title Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
spellingShingle Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
leitura
Cloze
avaliação psicoeducacional
title_short Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
title_full Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
title_fullStr Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
title_sort Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental
author Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
author_facet Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Boruchovitch,Evely
author_role author
author2 Boruchovitch,Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça
Boruchovitch,Evely
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
Cloze
avaliação psicoeducacional
topic leitura
Cloze
avaliação psicoeducacional
description Resumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712016210310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.21 n.3 2016
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787980120064