Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segrillo, Priscila Marengo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Albina Pereira de Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9120
Resumo: No presente artigo traremos os resultados obtidos durante a pesquisa sobre: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto realizamos um estudo de caso com sete estudantes da turma e com a professora da 1º fase em uma escola no município de Sinop-MT. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas observação participante e análise documental. O objetivo visou compreender se as práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização dos estudantes da EJA fundamentam-se nos pressupostos teórico-práticos que orientam a Alfabetização na perspectiva do Letramento. Verificamos se as práticas de leituras primam pelo letramento e se a professora valoriza o diálogo e as experiências dos estudantes. Os principais autores que nos embasamos durante a pesquisa foram: Leda Tfouni, Magda Soares e Paulo Freire. Foi importante desenvolver esta pesquisa pois ainda são pouco os estudos nessa área e essa temática é de suma importância. Os resultados mostraram que a professora valoriza o diálogo e as vivências dos estudantes. Contudo a maioria dos estudantes não estão alfabetizados mas são de certa forma letrados pois vivem em uma sociedade letrada. Duas estudantes são consideradas alfabetizadas e letradas, pois fazem uso da escrita em práticas sociais. Contudo no que se refere à alfabetização há uma grande defasagem visto que cinco estudantes ainda não estão alfabetizados. A causa dessa defasagem está no alto número de faltas na ausência de uma formação continuada para a professora e na falta de recursos.Palavras-chave: educação; jovens e adultos; alfabetização; letramento; estudo de caso.
id UNEMAT-1_e95e154c6aa7457854d81227b94bedf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9120
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e AdultosNo presente artigo traremos os resultados obtidos durante a pesquisa sobre: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto realizamos um estudo de caso com sete estudantes da turma e com a professora da 1º fase em uma escola no município de Sinop-MT. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas observação participante e análise documental. O objetivo visou compreender se as práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização dos estudantes da EJA fundamentam-se nos pressupostos teórico-práticos que orientam a Alfabetização na perspectiva do Letramento. Verificamos se as práticas de leituras primam pelo letramento e se a professora valoriza o diálogo e as experiências dos estudantes. Os principais autores que nos embasamos durante a pesquisa foram: Leda Tfouni, Magda Soares e Paulo Freire. Foi importante desenvolver esta pesquisa pois ainda são pouco os estudos nessa área e essa temática é de suma importância. Os resultados mostraram que a professora valoriza o diálogo e as vivências dos estudantes. Contudo a maioria dos estudantes não estão alfabetizados mas são de certa forma letrados pois vivem em uma sociedade letrada. Duas estudantes são consideradas alfabetizadas e letradas, pois fazem uso da escrita em práticas sociais. Contudo no que se refere à alfabetização há uma grande defasagem visto que cinco estudantes ainda não estão alfabetizados. A causa dessa defasagem está no alto número de faltas na ausência de uma formação continuada para a professora e na falta de recursos.Palavras-chave: educação; jovens e adultos; alfabetização; letramento; estudo de caso.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/912010.30681/reps.v2i2.9120Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 201-2092236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9120/4967Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSegrillo, Priscila MarengoSilva, Albina Pereira de Pinho2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9120Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
title Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
Segrillo, Priscila Marengo
title_short Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
title_full Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
author Segrillo, Priscila Marengo
author_facet Segrillo, Priscila Marengo
Silva, Albina Pereira de Pinho
author_role author
author2 Silva, Albina Pereira de Pinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segrillo, Priscila Marengo
Silva, Albina Pereira de Pinho
description No presente artigo traremos os resultados obtidos durante a pesquisa sobre: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto realizamos um estudo de caso com sete estudantes da turma e com a professora da 1º fase em uma escola no município de Sinop-MT. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas observação participante e análise documental. O objetivo visou compreender se as práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização dos estudantes da EJA fundamentam-se nos pressupostos teórico-práticos que orientam a Alfabetização na perspectiva do Letramento. Verificamos se as práticas de leituras primam pelo letramento e se a professora valoriza o diálogo e as experiências dos estudantes. Os principais autores que nos embasamos durante a pesquisa foram: Leda Tfouni, Magda Soares e Paulo Freire. Foi importante desenvolver esta pesquisa pois ainda são pouco os estudos nessa área e essa temática é de suma importância. Os resultados mostraram que a professora valoriza o diálogo e as vivências dos estudantes. Contudo a maioria dos estudantes não estão alfabetizados mas são de certa forma letrados pois vivem em uma sociedade letrada. Duas estudantes são consideradas alfabetizadas e letradas, pois fazem uso da escrita em práticas sociais. Contudo no que se refere à alfabetização há uma grande defasagem visto que cinco estudantes ainda não estão alfabetizados. A causa dessa defasagem está no alto número de faltas na ausência de uma formação continuada para a professora e na falta de recursos.Palavras-chave: educação; jovens e adultos; alfabetização; letramento; estudo de caso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9120
10.30681/reps.v2i2.9120
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9120
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i2.9120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9120/4967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 201-209
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923225350144