Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tânia Pitombo de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512
Resumo: Ao analista interessa a ordem do discurso “em que o sujeito se define pela sua relação com um sistema significante investido de sentidos, sua corporeidade, sua espessura material, sua historicidade”. Eni Orlandi Organizar uma revista nos coloca, obrigatoriamente, no liame que perpassa a tênue linha do compromisso teórico e da posição sujeito capaz de gestar a relação do teórico com o funcionamento da Instituição Escola na produção do conhecimento. Esta relação de comprometimento nos é assegurada pela Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo, Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que movimenta um gesto de leitura em direção à horizontalização e flexibilização das matrizes escolares e a implantação de um sistema de Gestão Escolar em uma universidade que se apresenta com diversos campi e instaura a marca da possibilidade do saber no extenso território mato-grossense. Nossa entrevistada possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2005) com o tema A constituição do Estado brasileiro e a imposição do Português como Língua nacional, sob orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na Ècole Normale Supérieure Lettres & Sciencies Humaines (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-história-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado-língua-república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES. Professora do Curso de Letras – campus de Cáceres e Diretora do Departamento de Letras desde 1989, a trajetória de Di Renzo se mescla com a história da UNEMAT em processos de significação e resignificação que constroem a Instituição na contemporaneidade. Tânia Pitombo de Oliveira
id UNEMAT-1_ec01fda0db5ce0709daf7fe065dd553d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9512
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di RenzoAo analista interessa a ordem do discurso “em que o sujeito se define pela sua relação com um sistema significante investido de sentidos, sua corporeidade, sua espessura material, sua historicidade”. Eni Orlandi Organizar uma revista nos coloca, obrigatoriamente, no liame que perpassa a tênue linha do compromisso teórico e da posição sujeito capaz de gestar a relação do teórico com o funcionamento da Instituição Escola na produção do conhecimento. Esta relação de comprometimento nos é assegurada pela Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo, Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que movimenta um gesto de leitura em direção à horizontalização e flexibilização das matrizes escolares e a implantação de um sistema de Gestão Escolar em uma universidade que se apresenta com diversos campi e instaura a marca da possibilidade do saber no extenso território mato-grossense. Nossa entrevistada possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2005) com o tema A constituição do Estado brasileiro e a imposição do Português como Língua nacional, sob orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na Ècole Normale Supérieure Lettres & Sciencies Humaines (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-história-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado-língua-república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES. Professora do Curso de Letras – campus de Cáceres e Diretora do Departamento de Letras desde 1989, a trajetória de Di Renzo se mescla com a história da UNEMAT em processos de significação e resignificação que constroem a Instituição na contemporaneidade. Tânia Pitombo de OliveiraUnemat Editora2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/951210.30681/reps.v5i2.9512Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 467-4712236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512/5619Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Tânia Pitombo de2022-12-27T20:30:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9512Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:30:20Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
title Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
spellingShingle Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
Oliveira, Tânia Pitombo de
title_short Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
title_full Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
title_fullStr Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
title_full_unstemmed Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
title_sort Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
author Oliveira, Tânia Pitombo de
author_facet Oliveira, Tânia Pitombo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tânia Pitombo de
description Ao analista interessa a ordem do discurso “em que o sujeito se define pela sua relação com um sistema significante investido de sentidos, sua corporeidade, sua espessura material, sua historicidade”. Eni Orlandi Organizar uma revista nos coloca, obrigatoriamente, no liame que perpassa a tênue linha do compromisso teórico e da posição sujeito capaz de gestar a relação do teórico com o funcionamento da Instituição Escola na produção do conhecimento. Esta relação de comprometimento nos é assegurada pela Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo, Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que movimenta um gesto de leitura em direção à horizontalização e flexibilização das matrizes escolares e a implantação de um sistema de Gestão Escolar em uma universidade que se apresenta com diversos campi e instaura a marca da possibilidade do saber no extenso território mato-grossense. Nossa entrevistada possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2005) com o tema A constituição do Estado brasileiro e a imposição do Português como Língua nacional, sob orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na Ècole Normale Supérieure Lettres & Sciencies Humaines (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-história-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado-língua-república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES. Professora do Curso de Letras – campus de Cáceres e Diretora do Departamento de Letras desde 1989, a trajetória de Di Renzo se mescla com a história da UNEMAT em processos de significação e resignificação que constroem a Instituição na contemporaneidade. Tânia Pitombo de Oliveira
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512
10.30681/reps.v5i2.9512
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i2.9512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512/5619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 467-471
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924633587712