Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512 |
Resumo: | Ao analista interessa a ordem do discurso “em que o sujeito se define pela sua relação com um sistema significante investido de sentidos, sua corporeidade, sua espessura material, sua historicidade”. Eni Orlandi Organizar uma revista nos coloca, obrigatoriamente, no liame que perpassa a tênue linha do compromisso teórico e da posição sujeito capaz de gestar a relação do teórico com o funcionamento da Instituição Escola na produção do conhecimento. Esta relação de comprometimento nos é assegurada pela Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo, Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que movimenta um gesto de leitura em direção à horizontalização e flexibilização das matrizes escolares e a implantação de um sistema de Gestão Escolar em uma universidade que se apresenta com diversos campi e instaura a marca da possibilidade do saber no extenso território mato-grossense. Nossa entrevistada possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2005) com o tema A constituição do Estado brasileiro e a imposição do Português como Língua nacional, sob orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na Ècole Normale Supérieure Lettres & Sciencies Humaines (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-história-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado-língua-república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES. Professora do Curso de Letras – campus de Cáceres e Diretora do Departamento de Letras desde 1989, a trajetória de Di Renzo se mescla com a história da UNEMAT em processos de significação e resignificação que constroem a Instituição na contemporaneidade. Tânia Pitombo de Oliveira |
id |
UNEMAT-1_ec01fda0db5ce0709daf7fe065dd553d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9512 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di RenzoAo analista interessa a ordem do discurso “em que o sujeito se define pela sua relação com um sistema significante investido de sentidos, sua corporeidade, sua espessura material, sua historicidade”. Eni Orlandi Organizar uma revista nos coloca, obrigatoriamente, no liame que perpassa a tênue linha do compromisso teórico e da posição sujeito capaz de gestar a relação do teórico com o funcionamento da Instituição Escola na produção do conhecimento. Esta relação de comprometimento nos é assegurada pela Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo, Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que movimenta um gesto de leitura em direção à horizontalização e flexibilização das matrizes escolares e a implantação de um sistema de Gestão Escolar em uma universidade que se apresenta com diversos campi e instaura a marca da possibilidade do saber no extenso território mato-grossense. Nossa entrevistada possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2005) com o tema A constituição do Estado brasileiro e a imposição do Português como Língua nacional, sob orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na Ècole Normale Supérieure Lettres & Sciencies Humaines (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-história-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado-língua-república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES. Professora do Curso de Letras – campus de Cáceres e Diretora do Departamento de Letras desde 1989, a trajetória de Di Renzo se mescla com a história da UNEMAT em processos de significação e resignificação que constroem a Instituição na contemporaneidade. Tânia Pitombo de OliveiraUnemat Editora2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/951210.30681/reps.v5i2.9512Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 467-4712236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512/5619Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Tânia Pitombo de2022-12-27T20:30:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9512Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:30:20Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
title |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
spellingShingle |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo Oliveira, Tânia Pitombo de |
title_short |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
title_full |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
title_fullStr |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
title_full_unstemmed |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
title_sort |
Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo |
author |
Oliveira, Tânia Pitombo de |
author_facet |
Oliveira, Tânia Pitombo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tânia Pitombo de |
description |
Ao analista interessa a ordem do discurso “em que o sujeito se define pela sua relação com um sistema significante investido de sentidos, sua corporeidade, sua espessura material, sua historicidade”. Eni Orlandi Organizar uma revista nos coloca, obrigatoriamente, no liame que perpassa a tênue linha do compromisso teórico e da posição sujeito capaz de gestar a relação do teórico com o funcionamento da Instituição Escola na produção do conhecimento. Esta relação de comprometimento nos é assegurada pela Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo, Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que movimenta um gesto de leitura em direção à horizontalização e flexibilização das matrizes escolares e a implantação de um sistema de Gestão Escolar em uma universidade que se apresenta com diversos campi e instaura a marca da possibilidade do saber no extenso território mato-grossense. Nossa entrevistada possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2005) com o tema A constituição do Estado brasileiro e a imposição do Português como Língua nacional, sob orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na Ècole Normale Supérieure Lettres & Sciencies Humaines (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-história-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado-língua-república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES. Professora do Curso de Letras – campus de Cáceres e Diretora do Departamento de Letras desde 1989, a trajetória de Di Renzo se mescla com a história da UNEMAT em processos de significação e resignificação que constroem a Instituição na contemporaneidade. Tânia Pitombo de Oliveira |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512 10.30681/reps.v5i2.9512 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v5i2.9512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9512/5619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 2 (2014): Gestos de Leitura; 467-471 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210924633587712 |