Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9954 |
Resumo: | Este artigo discute a sala de reforço e seus alunos. Objetiva identificar se os meninos realmente são maioria que frequenta a sala de reforço e quais motivos deles apresentar maior dificuldade na alfabetização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, observação de campo e entrevista semiestruturada com as professoras e com as famílias das crianças de uma instituição pública de educação básica no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O aparato teórico é amparado por Marília Pinto de Carvalho. Constatou-se que meninas e meninos são submetidos a modelos de educação diferentes devido à ideia de comportamento masculino não ser percebido como disciplinado e dócil. Palavras-chave: alfabetização meninos; sala de reforço. |
id |
UNEMAT-1_ec6bfcbf13d873a470c85d198a3c09c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9954 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforçoEste artigo discute a sala de reforço e seus alunos. Objetiva identificar se os meninos realmente são maioria que frequenta a sala de reforço e quais motivos deles apresentar maior dificuldade na alfabetização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, observação de campo e entrevista semiestruturada com as professoras e com as famílias das crianças de uma instituição pública de educação básica no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O aparato teórico é amparado por Marília Pinto de Carvalho. Constatou-se que meninas e meninos são submetidos a modelos de educação diferentes devido à ideia de comportamento masculino não ser percebido como disciplinado e dócil. Palavras-chave: alfabetização meninos; sala de reforço.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/995410.30681/reps.v8i1.9954Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 256-2712236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9954/6362Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Vanessa de Souza2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9954Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
title |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
spellingShingle |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço Vieira, Vanessa de Souza |
title_short |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
title_full |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
title_fullStr |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
title_sort |
Dificuldades de alfabetização entre meninos na sala de reforço |
author |
Vieira, Vanessa de Souza |
author_facet |
Vieira, Vanessa de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Vanessa de Souza |
description |
Este artigo discute a sala de reforço e seus alunos. Objetiva identificar se os meninos realmente são maioria que frequenta a sala de reforço e quais motivos deles apresentar maior dificuldade na alfabetização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, observação de campo e entrevista semiestruturada com as professoras e com as famílias das crianças de uma instituição pública de educação básica no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O aparato teórico é amparado por Marília Pinto de Carvalho. Constatou-se que meninas e meninos são submetidos a modelos de educação diferentes devido à ideia de comportamento masculino não ser percebido como disciplinado e dócil. Palavras-chave: alfabetização meninos; sala de reforço. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9954 10.30681/reps.v8i1.9954 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9954 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v8i1.9954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9954/6362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 256-271 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926191771648 |