Rotinas na creche: reflexões a respeito do cotidiano vivido pelas crianças de 0 a 3 anos de idade de uma instituição de educação infantil de Sinop-MT
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9095 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta considerações a respeito das concepções sobre os espaços e organização dos tempos na educação infantil, tendo como sujeitos centrais os bebês (de zero a um ano) e as crianças pequenas (de um ano a dois anos), matriculadas nas turmas de berçário e maternal, de uma instituição infantil da rede municipal de Sinop-MT. Os objetivos da pesquisa foram analisar, compreender como são organizados e planejados os espaços e os tempos da rotina de maneira que assegurem os direitos fundamentais das crianças de zero a três anos de idade. Pois, essa é a primeira etapa da educação básica e está assegurada nas legislações que regem a educação de nosso país. Dessa forma, para dar embasamento teórico a nossa pesquisa buscamos auxilio, principalmente, nos escritos de Maria Carmen, Moises Kuhlmann, Phillippe Áries entre outros. Para alcançar os objetivos propostos optamos por seguir a metodologia de ‘estudo de caso’, com a realização de observações participantes, inseridas no cotidiano da instituição utilizando os tempos dos estágios curriculares supervisionados, tanto de observação quanto de regência, na educação infantil. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do educador na educação infantil de zero a três anos, observamos que o profissional pedagogo na educação infantil, tem um papel fundamental como observador constante, que necessita intervir nos espaços pedagógicos quando necessário, promovendo e aguçando a curiosidade, os desafios, a alegria do brincar e a socialização das crianças.Palavras-chave: educação; educação infantil; construtivismo; rotinas. |
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Rotinas na creche: reflexões a respeito do cotidiano vivido pelas crianças de 0 a 3 anos de idade de uma instituição de educação infantil de Sinop-MTO presente trabalho apresenta considerações a respeito das concepções sobre os espaços e organização dos tempos na educação infantil, tendo como sujeitos centrais os bebês (de zero a um ano) e as crianças pequenas (de um ano a dois anos), matriculadas nas turmas de berçário e maternal, de uma instituição infantil da rede municipal de Sinop-MT. Os objetivos da pesquisa foram analisar, compreender como são organizados e planejados os espaços e os tempos da rotina de maneira que assegurem os direitos fundamentais das crianças de zero a três anos de idade. Pois, essa é a primeira etapa da educação básica e está assegurada nas legislações que regem a educação de nosso país. Dessa forma, para dar embasamento teórico a nossa pesquisa buscamos auxilio, principalmente, nos escritos de Maria Carmen, Moises Kuhlmann, Phillippe Áries entre outros. Para alcançar os objetivos propostos optamos por seguir a metodologia de ‘estudo de caso’, com a realização de observações participantes, inseridas no cotidiano da instituição utilizando os tempos dos estágios curriculares supervisionados, tanto de observação quanto de regência, na educação infantil. Destacamos nesta pesquisa o importante papel do educador na educação infantil de zero a três anos, observamos que o profissional pedagogo na educação infantil, tem um papel fundamental como observador constante, que necessita intervir nos espaços pedagógicos quando necessário, promovendo e aguçando a curiosidade, os desafios, a alegria do brincar e a socialização das crianças.Palavras-chave: educação; educação infantil; construtivismo; rotinas.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/909510.30681/reps.v2i2.9095Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 66–752236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9095/4946Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Elizete Poleti de OliveiraPasuch, Jaqueline2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9095Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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