Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Lenir
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, João Batista Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9238
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal discutir o papel do brincar no desenvolvimento infantil. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Cecília Meireles, no município de Sinop/MT, em uma turma de vinte e cinco alunos com idade entre cinco a seis anos, a coordenadora pedagógica, professora regente da sala e cinco pais. Os principais embasamentos teóricos utilizados foram Gilles Brougère, Tizuko Morchida Kishimoto e Paulo Reglus Neves Freire. Este estudo não se trata de uma descoberta, pois a temática vem ao encontro de uma visão pedagógica de muitos pesquisadores e educadores, porém, pode-se tornar inovadora, ou seja, o brincar é próprio da criança, o que muda são as abordagens didáticas e metodológicas utilizadas pelo professor. Através desta pesquisa pode-se concluir que jogos e brincadeiras propiciam diversão e prazer enquanto adquire a função educativa, assim instigando a criança em seus conhecimentos e melhor compreensão do contexto que esta inserida. Independente de época, classe cultural ou social, o jogo e a brincadeira sempre se fazem presentes e isso define a criança.Palavras-chave: educação; educação infantil; docente; metodologia de ensino; jogos e brincadeiras.
id UNEMAT-1_f519e4138131b742215e940f6bd344d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9238
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagemEste artigo tem como objetivo principal discutir o papel do brincar no desenvolvimento infantil. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Cecília Meireles, no município de Sinop/MT, em uma turma de vinte e cinco alunos com idade entre cinco a seis anos, a coordenadora pedagógica, professora regente da sala e cinco pais. Os principais embasamentos teóricos utilizados foram Gilles Brougère, Tizuko Morchida Kishimoto e Paulo Reglus Neves Freire. Este estudo não se trata de uma descoberta, pois a temática vem ao encontro de uma visão pedagógica de muitos pesquisadores e educadores, porém, pode-se tornar inovadora, ou seja, o brincar é próprio da criança, o que muda são as abordagens didáticas e metodológicas utilizadas pelo professor. Através desta pesquisa pode-se concluir que jogos e brincadeiras propiciam diversão e prazer enquanto adquire a função educativa, assim instigando a criança em seus conhecimentos e melhor compreensão do contexto que esta inserida. Independente de época, classe cultural ou social, o jogo e a brincadeira sempre se fazem presentes e isso define a criança.Palavras-chave: educação; educação infantil; docente; metodologia de ensino; jogos e brincadeiras.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/923810.30681/reps.v3i2.9238Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 161-1712236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9238/5092Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, LenirSilva, João Batista Lopes da2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9238Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
title Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
spellingShingle Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
Guedes, Lenir
title_short Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
title_full Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
title_fullStr Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
title_sort Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na aprendizagem
author Guedes, Lenir
author_facet Guedes, Lenir
Silva, João Batista Lopes da
author_role author
author2 Silva, João Batista Lopes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Lenir
Silva, João Batista Lopes da
description Este artigo tem como objetivo principal discutir o papel do brincar no desenvolvimento infantil. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Cecília Meireles, no município de Sinop/MT, em uma turma de vinte e cinco alunos com idade entre cinco a seis anos, a coordenadora pedagógica, professora regente da sala e cinco pais. Os principais embasamentos teóricos utilizados foram Gilles Brougère, Tizuko Morchida Kishimoto e Paulo Reglus Neves Freire. Este estudo não se trata de uma descoberta, pois a temática vem ao encontro de uma visão pedagógica de muitos pesquisadores e educadores, porém, pode-se tornar inovadora, ou seja, o brincar é próprio da criança, o que muda são as abordagens didáticas e metodológicas utilizadas pelo professor. Através desta pesquisa pode-se concluir que jogos e brincadeiras propiciam diversão e prazer enquanto adquire a função educativa, assim instigando a criança em seus conhecimentos e melhor compreensão do contexto que esta inserida. Independente de época, classe cultural ou social, o jogo e a brincadeira sempre se fazem presentes e isso define a criança.Palavras-chave: educação; educação infantil; docente; metodologia de ensino; jogos e brincadeiras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9238
10.30681/reps.v3i2.9238
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9238
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i2.9238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9238/5092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 161-171
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923689869312