Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9311 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se relatar as investigações realizadas sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador. O conteúdo de funções tem importância nos estudos em Matemática, pois aparece em todos os níveis de ensino da educação básica, tanto no segundo segmento do ensino fundamental, quanto e principalmente no ensino médio. Para alcançar os objetivos que tinham como foco principal analisar como se dava a aprendizagem de funções em ambientes informatizados e, como foco secundário, verificar como estudantes construíam o conceito de funções, utilizando interpretação de gráficos em ambientes informatizados e, também, verificar se esses estudantes conseguem aplicar os conceitos aprendidos na resolução de atividades no computador. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com metodologia da pesquisa-ação, realizada como estudo de caso em uma turma com dezenove alunos, desenvolvidas em cinco aulas de cinqüenta minutos, no Laboratório de Informática de uma Escola Pública Estadual Baiana, na cidade de Jequié. Os dados foram complementados com entrevistas realizadas com dois alunos da turma pesquisada e dois professores de matemática da escola. Com os resultados percebeu-se que as atividades de ensino associadas ao uso do computador propiciaram a construção de conceitos sobre função, pelos discentes, e que houve melhoria perceptível na aprendizagem das funções trabalhadas, tanto que desapertou o interesse de professores de matemática da escola em utilizar o laboratório de informática em suas aulas.Palavras-chave: matemática; educação matemática; função; informática. |
id |
UNEMAT-1_f878f34dfdc24028dd976f40bf3d5d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9311 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizadoNeste artigo pretende-se relatar as investigações realizadas sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador. O conteúdo de funções tem importância nos estudos em Matemática, pois aparece em todos os níveis de ensino da educação básica, tanto no segundo segmento do ensino fundamental, quanto e principalmente no ensino médio. Para alcançar os objetivos que tinham como foco principal analisar como se dava a aprendizagem de funções em ambientes informatizados e, como foco secundário, verificar como estudantes construíam o conceito de funções, utilizando interpretação de gráficos em ambientes informatizados e, também, verificar se esses estudantes conseguem aplicar os conceitos aprendidos na resolução de atividades no computador. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com metodologia da pesquisa-ação, realizada como estudo de caso em uma turma com dezenove alunos, desenvolvidas em cinco aulas de cinqüenta minutos, no Laboratório de Informática de uma Escola Pública Estadual Baiana, na cidade de Jequié. Os dados foram complementados com entrevistas realizadas com dois alunos da turma pesquisada e dois professores de matemática da escola. Com os resultados percebeu-se que as atividades de ensino associadas ao uso do computador propiciaram a construção de conceitos sobre função, pelos discentes, e que houve melhoria perceptível na aprendizagem das funções trabalhadas, tanto que desapertou o interesse de professores de matemática da escola em utilizar o laboratório de informática em suas aulas.Palavras-chave: matemática; educação matemática; função; informática.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/931110.30681/reps.v3i3.9311Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 390-4092236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9311/5264Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaires, João Batista SilvaNascimento, Jorge Costa do2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9311Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
title |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
spellingShingle |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado Caires, João Batista Silva |
title_short |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
title_full |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
title_fullStr |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
title_full_unstemmed |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
title_sort |
Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado |
author |
Caires, João Batista Silva |
author_facet |
Caires, João Batista Silva Nascimento, Jorge Costa do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Jorge Costa do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires, João Batista Silva Nascimento, Jorge Costa do |
description |
Neste artigo pretende-se relatar as investigações realizadas sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador. O conteúdo de funções tem importância nos estudos em Matemática, pois aparece em todos os níveis de ensino da educação básica, tanto no segundo segmento do ensino fundamental, quanto e principalmente no ensino médio. Para alcançar os objetivos que tinham como foco principal analisar como se dava a aprendizagem de funções em ambientes informatizados e, como foco secundário, verificar como estudantes construíam o conceito de funções, utilizando interpretação de gráficos em ambientes informatizados e, também, verificar se esses estudantes conseguem aplicar os conceitos aprendidos na resolução de atividades no computador. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com metodologia da pesquisa-ação, realizada como estudo de caso em uma turma com dezenove alunos, desenvolvidas em cinco aulas de cinqüenta minutos, no Laboratório de Informática de uma Escola Pública Estadual Baiana, na cidade de Jequié. Os dados foram complementados com entrevistas realizadas com dois alunos da turma pesquisada e dois professores de matemática da escola. Com os resultados percebeu-se que as atividades de ensino associadas ao uso do computador propiciaram a construção de conceitos sobre função, pelos discentes, e que houve melhoria perceptível na aprendizagem das funções trabalhadas, tanto que desapertou o interesse de professores de matemática da escola em utilizar o laboratório de informática em suas aulas.Palavras-chave: matemática; educação matemática; função; informática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9311 10.30681/reps.v3i3.9311 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9311 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i3.9311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9311/5264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 390-409 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923732860928 |