Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786 |
Resumo: | Este artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica. Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica. |
id |
UNEMAT-1_fd6268c664056a9e9d97f5f6173b1fc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9786 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisasEste artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica. Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/978610.30681/reps.v7i2.9786Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 705-7222236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786/6130Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Amanda Botelho CorbachoCosta, Daiane Santil2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9786Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
title |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
spellingShingle |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas Martinez, Amanda Botelho Corbacho |
title_short |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
title_full |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
title_fullStr |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
title_sort |
Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas |
author |
Martinez, Amanda Botelho Corbacho |
author_facet |
Martinez, Amanda Botelho Corbacho Costa, Daiane Santil |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Daiane Santil |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Amanda Botelho Corbacho Costa, Daiane Santil |
description |
Este artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica. Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786 10.30681/reps.v7i2.9786 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786/6130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 705-722 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925688455168 |