Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Amanda Botelho Corbacho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Daiane Santil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786
Resumo: Este artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica. Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica.
id UNEMAT-1_fd6268c664056a9e9d97f5f6173b1fc3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9786
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisasEste artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica. Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/978610.30681/reps.v7i2.9786Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 705-7222236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786/6130Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Amanda Botelho CorbachoCosta, Daiane Santil2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9786Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
title Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
spellingShingle Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
Martinez, Amanda Botelho Corbacho
title_short Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
title_full Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
title_fullStr Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
title_full_unstemmed Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
title_sort Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas
author Martinez, Amanda Botelho Corbacho
author_facet Martinez, Amanda Botelho Corbacho
Costa, Daiane Santil
author_role author
author2 Costa, Daiane Santil
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Amanda Botelho Corbacho
Costa, Daiane Santil
description Este artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica. Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786
10.30681/reps.v7i2.9786
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9786/6130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 705-722
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925688455168