UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7520 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar o conto “A morte amorosa” (2004), à luz das teorias do fantástico, evidenciando como os acontecimentos se entrelaçam, permitindo que se possa classifica-lo como uma narrativa que pertence ao gênero fantástico. Dessa maneira, observaremos as temáticas que se configuram no conto tais como a presença de mortos vivos, a existência do duplo no personagem narrador e a existência de eventos temporais como a noite e a escuridão que intensificam e favorecem a eclosão do fantástico no enredo. Para embasar nossas análises, utilizaremos os estudos de Todorov (2003), Ceserani (2006), Freud (2006), Silva (2014), Rodrigues (1988), Baltor (2007), Calvino (2004), Bottura (2011), Fratucci (2015). Além da hesitação preconizada por Todorov, abordaremos os eventos fantásticos seguindo a concepção de Ceserani, como modalidade, como conjunto não concluído e visto em movimento, não completamente fechado ou delimitado e, por isso mesmo, oferecendo mais possibilidades para a análise e interpretação das narrativas que se enquadram no gênero fantástico |
id |
UNEMAT-2_006b1345b77e6cfc66c641312f628107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7520 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICOEste artigo tem por objetivo analisar o conto “A morte amorosa” (2004), à luz das teorias do fantástico, evidenciando como os acontecimentos se entrelaçam, permitindo que se possa classifica-lo como uma narrativa que pertence ao gênero fantástico. Dessa maneira, observaremos as temáticas que se configuram no conto tais como a presença de mortos vivos, a existência do duplo no personagem narrador e a existência de eventos temporais como a noite e a escuridão que intensificam e favorecem a eclosão do fantástico no enredo. Para embasar nossas análises, utilizaremos os estudos de Todorov (2003), Ceserani (2006), Freud (2006), Silva (2014), Rodrigues (1988), Baltor (2007), Calvino (2004), Bottura (2011), Fratucci (2015). Além da hesitação preconizada por Todorov, abordaremos os eventos fantásticos seguindo a concepção de Ceserani, como modalidade, como conjunto não concluído e visto em movimento, não completamente fechado ou delimitado e, por isso mesmo, oferecendo mais possibilidades para a análise e interpretação das narrativas que se enquadram no gênero fantásticoEditora UNEMAT2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/752010.30681/rln.v13i31.7520Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 31 (2020): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7520/6864Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotoso, AltamirAraujo, Susylene Dias deSantos, Rogério Francisco dos2022-10-28T21:40:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7520Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T21:40:57Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
title |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO Botoso, Altamir |
title_short |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
title_full |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
title_sort |
UMA ANÁLISE DO CONTO “A MORTE AMOROSA” DE THÉOPHILE GAUTIER À LUZ DAS TEORIAS DO FANTÁSTICO |
author |
Botoso, Altamir |
author_facet |
Botoso, Altamir Araujo, Susylene Dias de Santos, Rogério Francisco dos |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Susylene Dias de Santos, Rogério Francisco dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botoso, Altamir Araujo, Susylene Dias de Santos, Rogério Francisco dos |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar o conto “A morte amorosa” (2004), à luz das teorias do fantástico, evidenciando como os acontecimentos se entrelaçam, permitindo que se possa classifica-lo como uma narrativa que pertence ao gênero fantástico. Dessa maneira, observaremos as temáticas que se configuram no conto tais como a presença de mortos vivos, a existência do duplo no personagem narrador e a existência de eventos temporais como a noite e a escuridão que intensificam e favorecem a eclosão do fantástico no enredo. Para embasar nossas análises, utilizaremos os estudos de Todorov (2003), Ceserani (2006), Freud (2006), Silva (2014), Rodrigues (1988), Baltor (2007), Calvino (2004), Bottura (2011), Fratucci (2015). Além da hesitação preconizada por Todorov, abordaremos os eventos fantásticos seguindo a concepção de Ceserani, como modalidade, como conjunto não concluído e visto em movimento, não completamente fechado ou delimitado e, por isso mesmo, oferecendo mais possibilidades para a análise e interpretação das narrativas que se enquadram no gênero fantástico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7520 10.30681/rln.v13i31.7520 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7520 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v13i31.7520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7520/6864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 31 (2020): ESTUDOS LITERÁRIOS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946657878016 |