DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061 |
Resumo: | Este trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula. |
id |
UNEMAT-2_1fe3cece04745fee998ce9a413be9715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11061 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAISDialogismoEnsino-aprendizagem de línguas língua de acolhimentoEste trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1106110.30681/rln.v16i46.11061Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061/8071Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Renan MoneziBatista de Pádua, DinauraLemes, Lezinete Regina2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11061Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
title |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
spellingShingle |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS Lemes, Renan Monezi Dialogismo Ensino-aprendizagem de línguas língua de acolhimento |
title_short |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
title_full |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
title_fullStr |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
title_full_unstemmed |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
title_sort |
DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS |
author |
Lemes, Renan Monezi |
author_facet |
Lemes, Renan Monezi Batista de Pádua, Dinaura Lemes, Lezinete Regina |
author_role |
author |
author2 |
Batista de Pádua, Dinaura Lemes, Lezinete Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Renan Monezi Batista de Pádua, Dinaura Lemes, Lezinete Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialogismo Ensino-aprendizagem de línguas língua de acolhimento |
topic |
Dialogismo Ensino-aprendizagem de línguas língua de acolhimento |
description |
Este trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061 10.30681/rln.v16i46.11061 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v16i46.11061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061/8071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945943797760 |