DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Renan Monezi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Batista de Pádua, Dinaura, Lemes, Lezinete Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061
Resumo: Este trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula.
id UNEMAT-2_1fe3cece04745fee998ce9a413be9715
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11061
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAISDialogismoEnsino-aprendizagem de línguas língua de acolhimentoEste trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1106110.30681/rln.v16i46.11061Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061/8071Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Renan MoneziBatista de Pádua, DinauraLemes, Lezinete Regina2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11061Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
title DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
spellingShingle DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
Lemes, Renan Monezi
Dialogismo
Ensino-aprendizagem de línguas
língua de acolhimento
title_short DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
title_full DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
title_fullStr DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
title_full_unstemmed DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
title_sort DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS
author Lemes, Renan Monezi
author_facet Lemes, Renan Monezi
Batista de Pádua, Dinaura
Lemes, Lezinete Regina
author_role author
author2 Batista de Pádua, Dinaura
Lemes, Lezinete Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Renan Monezi
Batista de Pádua, Dinaura
Lemes, Lezinete Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Ensino-aprendizagem de línguas
língua de acolhimento
topic Dialogismo
Ensino-aprendizagem de línguas
língua de acolhimento
description Este trabalho visa estabelecer uma relação entre a Concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin, e o Português como língua de acolhimento (PLAc), definido, no Brasil, por Barbosa e São Bernardo. Para tanto, consideramos dois cenários que vêm constituindo, cada vez mais, o âmbito educacional em nosso país: salas de aula bilíngues, compostas por estudantes brasileiros e imigrantes refugiados, e salas bilíngues e bimodais, compostas por estudantes brasileiros ouvintes e surdos. Como resultado, pretendemos apontar caminhos para diminuir fronteiras e promover o intercâmbio linguístico e cultural em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061
10.30681/rln.v16i46.11061
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061
identifier_str_mv 10.30681/rln.v16i46.11061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11061/8071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945943797760