VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Souza, Anderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Carvalho Alexandre, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340
Resumo: A educação bilíngue tem crescido muito nos últimos anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nos cursos de graduação de Letras. Esta pesquisa investiga aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil em duas escolas de ensino infantil na cidade de João Pessoa, com base nos conceitos de Garcia (2009). Os resultados da pesquisa apontam para processos de treinamento docente inadequados, materiais didáticos terceirizados, resistência por parte das escolas com algumas questões culturais e tipos de educação bilíngue divergentes. A pesquisa espera poder contribuir com os estudos e reflexão crítica sobre formação docente e educação bilíngue.
id UNEMAT-2_73ef5a73efd8791cdad9b255a94bfafd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11340
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOAformação docenterelatos reflexivoseducação bilíngue infantilA educação bilíngue tem crescido muito nos últimos anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nos cursos de graduação de Letras. Esta pesquisa investiga aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil em duas escolas de ensino infantil na cidade de João Pessoa, com base nos conceitos de Garcia (2009). Os resultados da pesquisa apontam para processos de treinamento docente inadequados, materiais didáticos terceirizados, resistência por parte das escolas com algumas questões culturais e tipos de educação bilíngue divergentes. A pesquisa espera poder contribuir com os estudos e reflexão crítica sobre formação docente e educação bilíngue.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1134010.30681/rln.v16i46.11340Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340/8081Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Souza, Andersonde Carvalho Alexandre, Clara2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11340Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
title VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
spellingShingle VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
Alves de Souza, Anderson
formação docente
relatos reflexivos
educação bilíngue infantil
title_short VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
title_full VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
title_fullStr VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
title_full_unstemmed VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
title_sort VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
author Alves de Souza, Anderson
author_facet Alves de Souza, Anderson
de Carvalho Alexandre, Clara
author_role author
author2 de Carvalho Alexandre, Clara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves de Souza, Anderson
de Carvalho Alexandre, Clara
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
relatos reflexivos
educação bilíngue infantil
topic formação docente
relatos reflexivos
educação bilíngue infantil
description A educação bilíngue tem crescido muito nos últimos anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nos cursos de graduação de Letras. Esta pesquisa investiga aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil em duas escolas de ensino infantil na cidade de João Pessoa, com base nos conceitos de Garcia (2009). Os resultados da pesquisa apontam para processos de treinamento docente inadequados, materiais didáticos terceirizados, resistência por parte das escolas com algumas questões culturais e tipos de educação bilíngue divergentes. A pesquisa espera poder contribuir com os estudos e reflexão crítica sobre formação docente e educação bilíngue.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340
10.30681/rln.v16i46.11340
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340
identifier_str_mv 10.30681/rln.v16i46.11340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340/8081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945955332096