VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340 |
Resumo: | A educação bilíngue tem crescido muito nos últimos anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nos cursos de graduação de Letras. Esta pesquisa investiga aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil em duas escolas de ensino infantil na cidade de João Pessoa, com base nos conceitos de Garcia (2009). Os resultados da pesquisa apontam para processos de treinamento docente inadequados, materiais didáticos terceirizados, resistência por parte das escolas com algumas questões culturais e tipos de educação bilíngue divergentes. A pesquisa espera poder contribuir com os estudos e reflexão crítica sobre formação docente e educação bilíngue. |
id |
UNEMAT-2_73ef5a73efd8791cdad9b255a94bfafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11340 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOAformação docenterelatos reflexivoseducação bilíngue infantilA educação bilíngue tem crescido muito nos últimos anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nos cursos de graduação de Letras. Esta pesquisa investiga aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil em duas escolas de ensino infantil na cidade de João Pessoa, com base nos conceitos de Garcia (2009). Os resultados da pesquisa apontam para processos de treinamento docente inadequados, materiais didáticos terceirizados, resistência por parte das escolas com algumas questões culturais e tipos de educação bilíngue divergentes. A pesquisa espera poder contribuir com os estudos e reflexão crítica sobre formação docente e educação bilíngue.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1134010.30681/rln.v16i46.11340Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340/8081Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Souza, Andersonde Carvalho Alexandre, Clara2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11340Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
title |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
spellingShingle |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA Alves de Souza, Anderson formação docente relatos reflexivos educação bilíngue infantil |
title_short |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
title_full |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
title_fullStr |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
title_full_unstemmed |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
title_sort |
VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA |
author |
Alves de Souza, Anderson |
author_facet |
Alves de Souza, Anderson de Carvalho Alexandre, Clara |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho Alexandre, Clara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves de Souza, Anderson de Carvalho Alexandre, Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente relatos reflexivos educação bilíngue infantil |
topic |
formação docente relatos reflexivos educação bilíngue infantil |
description |
A educação bilíngue tem crescido muito nos últimos anos e chamado a atenção de muitos pesquisadores. Contudo, essa área de estudo é pouco explorada no Brasil, inclusive nos cursos de graduação de Letras. Esta pesquisa investiga aspectos importantes da área de educação bilíngue infantil em duas escolas de ensino infantil na cidade de João Pessoa, com base nos conceitos de Garcia (2009). Os resultados da pesquisa apontam para processos de treinamento docente inadequados, materiais didáticos terceirizados, resistência por parte das escolas com algumas questões culturais e tipos de educação bilíngue divergentes. A pesquisa espera poder contribuir com os estudos e reflexão crítica sobre formação docente e educação bilíngue. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340 10.30681/rln.v16i46.11340 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v16i46.11340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11340/8081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945955332096 |