PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Bruna Toso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Bárbara Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366
Resumo: Buscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados.
id UNEMAT-2_a4ee747e78414bac37eb3b2e02f795d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7366
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZABuscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados.Editora UNEMAT2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/736610.30681/rln.v11i26.7366Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 26 (2018): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366/6590Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Bruna TosoSilva, Bárbara Amaral da2022-11-18T18:47:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7366Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-11-18T18:47:10Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
title PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
spellingShingle PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
Tavares, Bruna Toso
title_short PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
title_full PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
title_fullStr PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
title_full_unstemmed PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
title_sort PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
author Tavares, Bruna Toso
author_facet Tavares, Bruna Toso
Silva, Bárbara Amaral da
author_role author
author2 Silva, Bárbara Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Bruna Toso
Silva, Bárbara Amaral da
description Buscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366
10.30681/rln.v11i26.7366
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i26.7366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366/6590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 26 (2018): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946354839552