PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
DOI: | 10.30681/rln.v11i26.7366 |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366 |
Resumo: | Buscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados. |
id |
UNEMAT-2_a4ee747e78414bac37eb3b2e02f795d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7366 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
spelling |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZABuscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados.Editora UNEMAT2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/736610.30681/rln.v11i26.7366Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 26 (2018): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366/6590Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Bruna TosoSilva, Bárbara Amaral da2022-11-18T18:47:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7366Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-11-18T18:47:10Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
title |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
spellingShingle |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA Tavares, Bruna Toso Tavares, Bruna Toso |
title_short |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_full |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_fullStr |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_full_unstemmed |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_sort |
PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA |
author |
Tavares, Bruna Toso |
author_facet |
Tavares, Bruna Toso Tavares, Bruna Toso Silva, Bárbara Amaral da Silva, Bárbara Amaral da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bárbara Amaral da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Bruna Toso Silva, Bárbara Amaral da |
description |
Buscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366 10.30681/rln.v11i26.7366 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v11i26.7366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7366/6590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 26 (2018): ESTUDOS LINGUÍSTICOS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1822181620278362112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30681/rln.v11i26.7366 |