ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Maria dos Remédios
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: NASCIMENTO, Juscelino Francisco do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6960
Resumo: Este artigo objetiva apresentar uma análise acerca do desenvolvimento da competência comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos do 9° ano, em uma escola do Ensino Fundamental, no ano de 2014, levando em conta dois padrões da textualidade de ordem textual: a coerência e a coesão.  O estudo classifica-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, no qual foram empregados, para a coleta de dados, a observação das aulas de Língua Portuguesa, fotografias, conversas informais e aplicação de questionários. Para a fundamentação teórica desse trabalho, utilizamos Antunes (2003), Faraco (2008), Geraldi (2002), Kock (2004), Oliveira (2010), Perini (2005), Santos (2009) e Travaglia (2009). Por meio das análises, percebemos que, na escola, os alunos não foram levados a produzir nenhum texto, pois o ensino de Língua Portuguesa priorizava a abordagem de regras gramaticais e, além disso, o livro didático constituía a única fonte de informação a que os alunos tinham acesso.
id UNEMAT-2_b12c9418e3560115d19e35c9ffba44b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6960
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITAEste artigo objetiva apresentar uma análise acerca do desenvolvimento da competência comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos do 9° ano, em uma escola do Ensino Fundamental, no ano de 2014, levando em conta dois padrões da textualidade de ordem textual: a coerência e a coesão.  O estudo classifica-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, no qual foram empregados, para a coleta de dados, a observação das aulas de Língua Portuguesa, fotografias, conversas informais e aplicação de questionários. Para a fundamentação teórica desse trabalho, utilizamos Antunes (2003), Faraco (2008), Geraldi (2002), Kock (2004), Oliveira (2010), Perini (2005), Santos (2009) e Travaglia (2009). Por meio das análises, percebemos que, na escola, os alunos não foram levados a produzir nenhum texto, pois o ensino de Língua Portuguesa priorizava a abordagem de regras gramaticais e, além disso, o livro didático constituía a única fonte de informação a que os alunos tinham acesso.Editora UNEMAT2014-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/696010.30681/rln.v7i14.6960Revista de Letras Norte@mentos; v. 7 n. 14 (2014): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6960/5680Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES, Maria dos RemédiosNASCIMENTO, Juscelino Francisco do2024-04-09T14:26:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6960Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:35Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
title ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
spellingShingle ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
GONÇALVES, Maria dos Remédios
title_short ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
title_full ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
title_fullStr ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
title_full_unstemmed ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
title_sort ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
author GONÇALVES, Maria dos Remédios
author_facet GONÇALVES, Maria dos Remédios
NASCIMENTO, Juscelino Francisco do
author_role author
author2 NASCIMENTO, Juscelino Francisco do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Maria dos Remédios
NASCIMENTO, Juscelino Francisco do
description Este artigo objetiva apresentar uma análise acerca do desenvolvimento da competência comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos do 9° ano, em uma escola do Ensino Fundamental, no ano de 2014, levando em conta dois padrões da textualidade de ordem textual: a coerência e a coesão.  O estudo classifica-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, no qual foram empregados, para a coleta de dados, a observação das aulas de Língua Portuguesa, fotografias, conversas informais e aplicação de questionários. Para a fundamentação teórica desse trabalho, utilizamos Antunes (2003), Faraco (2008), Geraldi (2002), Kock (2004), Oliveira (2010), Perini (2005), Santos (2009) e Travaglia (2009). Por meio das análises, percebemos que, na escola, os alunos não foram levados a produzir nenhum texto, pois o ensino de Língua Portuguesa priorizava a abordagem de regras gramaticais e, além disso, o livro didático constituía a única fonte de informação a que os alunos tinham acesso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6960
10.30681/rln.v7i14.6960
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6960
identifier_str_mv 10.30681/rln.v7i14.6960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6960/5680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 7 n. 14 (2014): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945545338880