ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6960 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar uma análise acerca do desenvolvimento da competência comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos do 9° ano, em uma escola do Ensino Fundamental, no ano de 2014, levando em conta dois padrões da textualidade de ordem textual: a coerência e a coesão. O estudo classifica-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, no qual foram empregados, para a coleta de dados, a observação das aulas de Língua Portuguesa, fotografias, conversas informais e aplicação de questionários. Para a fundamentação teórica desse trabalho, utilizamos Antunes (2003), Faraco (2008), Geraldi (2002), Kock (2004), Oliveira (2010), Perini (2005), Santos (2009) e Travaglia (2009). Por meio das análises, percebemos que, na escola, os alunos não foram levados a produzir nenhum texto, pois o ensino de Língua Portuguesa priorizava a abordagem de regras gramaticais e, além disso, o livro didático constituía a única fonte de informação a que os alunos tinham acesso. |
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