Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lílian Latties dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2317
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_6773af4f25c85a30e49c18b86a15aac3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2317
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturaisEspanholLíngua estrangeiraIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Neste trabalho, temos como objetivo refletir sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) entendendo que o aluno somente se torna competente nas práticas de uso da língua estrangeira (LE), quando desenvolver as competências comunicativas interculturais (BYRAM, 2001), ou seja, quando inserir, na produção oral e escrita, a cultura dos indivíduos falantes dessa língua. Esta pesquisa, qualificativa e interpretativista, parte de dados gerados a partir de quatro entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede pública de ensino do município de MacapáAP. Para tanto, embasamonos numa concepção social de aprendizagem que se dá no âmbito de comunidades de prática (WENGER, 2001), na qual os alunos e o professor formam um grupo de pessoas que se engajam mutuamente com a finalidade de aprender. Nesse engajamento, (re)constroem identidades e constroem significados. O significado (compreendido como a capacidade de experimentar o mundo comprometendose com ele) é mediado pelos gêneros textuais, que são onde ocorrem as interações sociodiscursivas que, no ensino de LE, possibilitam as comunicações interculturais (COBERTT, 2003). A pesquisa está em fase inicial, mas os dados de que dispomos permitem perceber que os professores de ELE do ensino regular que não desenvolvem junto aos alunos as competências comunicativas interculturais são os mesmos docentes que não reconhecem a sala de aula como um espaço social de aprendizagem e, portanto, como uma comunidade de prática, em que os significados são construídos.IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016UNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lílian Latties dosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2317Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
title Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
spellingShingle Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
Santos, Lílian Latties dos
Espanhol
Língua estrangeira
title_short Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
title_full Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
title_fullStr Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
title_full_unstemmed Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
title_sort Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
author Santos, Lílian Latties dos
author_facet Santos, Lílian Latties dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lílian Latties dos
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol
Língua estrangeira
topic Espanhol
Língua estrangeira
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2317
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285247930073088