POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7495 |
Resumo: | Dentre os diversos assuntos sobre a educação brasileira e que se espraiam na atualidade, a formação docente constitui tema recorrente nas agendas públicas e coloca em cena os atores sociais professores(as), consequentemente os(as) alunos(as). Se observarmos os programas emergidos na atualidade, verifica-se a preocupação em instrumentalizar, qualificar, sobretudo aprofundar os conhecimentos dos professores da educação básica - Ensino Fundamental - conforme Portaria 260 do Centro de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES/2011). O discurso marcado e evidenciado nas avaliações aplicadas, por exemplo as Olimpíadas Nacionais de Língua Portuguesa, a Prova Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio, constituem-se como instrumentos estabelecidos para medir a qualificação dos estudantes, concomitantemente a atuação do professor, em contexto de sala de aula. Assim, este trabalho discute as ações governamentais formativas, especificamente em contexto mato-grossense, a partir dos questionamentos: a) De que forma as políticas formativas ressoam na compreensão e prática dos formadores? b) A proposta de (trans)formação, inicial e contínua, provoca (re) posicionamento nas práticas pedagógicas? Para responder os questionamentos, utilizamo-nos do instrumento de pesquisa entrevista semiestruturada, realizada com 02 (dois) formadores da região norte de Mato Grosso (MT), envolvidos na (trans)formação inicial e contínua, com o intuito de compreender a reflexão destes participantes sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Língua Portuguesa) e o Programa de Formação em Letras (PROFLETRAS/Sinop-MT). Atentos ao engajamento do Estado e aos desafios da docência no século XXI, evidenciamos, pelo discurso do formador, apontamentos sobre o processo formativo, intrínseco na construção da identidade tanto do aluno como do professor. Para isso, pautamo-nos na literatura de caráter etnográfico e crítico da linguagem, como Roque-Faria ( 2014), Silva (2014, 2013); Santos (2014, 2016), para citar alguns, e apontamos a necessidade de dialogar sobre as políticas formativas e entender seus reflexos nas práticas sociais de sala de aula (SILVA e ROQUE-FARIA, 2017). |
id |
UNEMAT-2_b2342eb4c963c082362d5498934b9a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7495 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL Dentre os diversos assuntos sobre a educação brasileira e que se espraiam na atualidade, a formação docente constitui tema recorrente nas agendas públicas e coloca em cena os atores sociais professores(as), consequentemente os(as) alunos(as). Se observarmos os programas emergidos na atualidade, verifica-se a preocupação em instrumentalizar, qualificar, sobretudo aprofundar os conhecimentos dos professores da educação básica - Ensino Fundamental - conforme Portaria 260 do Centro de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES/2011). O discurso marcado e evidenciado nas avaliações aplicadas, por exemplo as Olimpíadas Nacionais de Língua Portuguesa, a Prova Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio, constituem-se como instrumentos estabelecidos para medir a qualificação dos estudantes, concomitantemente a atuação do professor, em contexto de sala de aula. Assim, este trabalho discute as ações governamentais formativas, especificamente em contexto mato-grossense, a partir dos questionamentos: a) De que forma as políticas formativas ressoam na compreensão e prática dos formadores? b) A proposta de (trans)formação, inicial e contínua, provoca (re) posicionamento nas práticas pedagógicas? Para responder os questionamentos, utilizamo-nos do instrumento de pesquisa entrevista semiestruturada, realizada com 02 (dois) formadores da região norte de Mato Grosso (MT), envolvidos na (trans)formação inicial e contínua, com o intuito de compreender a reflexão destes participantes sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Língua Portuguesa) e o Programa de Formação em Letras (PROFLETRAS/Sinop-MT). Atentos ao engajamento do Estado e aos desafios da docência no século XXI, evidenciamos, pelo discurso do formador, apontamentos sobre o processo formativo, intrínseco na construção da identidade tanto do aluno como do professor. Para isso, pautamo-nos na literatura de caráter etnográfico e crítico da linguagem, como Roque-Faria ( 2014), Silva (2014, 2013); Santos (2014, 2016), para citar alguns, e apontamos a necessidade de dialogar sobre as políticas formativas e entender seus reflexos nas práticas sociais de sala de aula (SILVA e ROQUE-FARIA, 2017). Editora UNEMAT2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/749510.30681/rln.v12i30.7495Revista de Letras Norte@mentos; v. 12 n. 30 (2019): DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM FOCO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7495/6796Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kleber AparecidoRoque-Faria, Helenice Joviano2022-10-28T21:45:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7495Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T21:45:01Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
title |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL Silva, Kleber Aparecido |
title_short |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
title_full |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
title_sort |
POLÍTICAS DE (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS IMPACTOS EM MATO GROSSO/BRASIL |
author |
Silva, Kleber Aparecido |
author_facet |
Silva, Kleber Aparecido Roque-Faria, Helenice Joviano |
author_role |
author |
author2 |
Roque-Faria, Helenice Joviano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kleber Aparecido Roque-Faria, Helenice Joviano |
description |
Dentre os diversos assuntos sobre a educação brasileira e que se espraiam na atualidade, a formação docente constitui tema recorrente nas agendas públicas e coloca em cena os atores sociais professores(as), consequentemente os(as) alunos(as). Se observarmos os programas emergidos na atualidade, verifica-se a preocupação em instrumentalizar, qualificar, sobretudo aprofundar os conhecimentos dos professores da educação básica - Ensino Fundamental - conforme Portaria 260 do Centro de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES/2011). O discurso marcado e evidenciado nas avaliações aplicadas, por exemplo as Olimpíadas Nacionais de Língua Portuguesa, a Prova Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio, constituem-se como instrumentos estabelecidos para medir a qualificação dos estudantes, concomitantemente a atuação do professor, em contexto de sala de aula. Assim, este trabalho discute as ações governamentais formativas, especificamente em contexto mato-grossense, a partir dos questionamentos: a) De que forma as políticas formativas ressoam na compreensão e prática dos formadores? b) A proposta de (trans)formação, inicial e contínua, provoca (re) posicionamento nas práticas pedagógicas? Para responder os questionamentos, utilizamo-nos do instrumento de pesquisa entrevista semiestruturada, realizada com 02 (dois) formadores da região norte de Mato Grosso (MT), envolvidos na (trans)formação inicial e contínua, com o intuito de compreender a reflexão destes participantes sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Língua Portuguesa) e o Programa de Formação em Letras (PROFLETRAS/Sinop-MT). Atentos ao engajamento do Estado e aos desafios da docência no século XXI, evidenciamos, pelo discurso do formador, apontamentos sobre o processo formativo, intrínseco na construção da identidade tanto do aluno como do professor. Para isso, pautamo-nos na literatura de caráter etnográfico e crítico da linguagem, como Roque-Faria ( 2014), Silva (2014, 2013); Santos (2014, 2016), para citar alguns, e apontamos a necessidade de dialogar sobre as políticas formativas e entender seus reflexos nas práticas sociais de sala de aula (SILVA e ROQUE-FARIA, 2017). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7495 10.30681/rln.v12i30.7495 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7495 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v12i30.7495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7495/6796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 12 n. 30 (2019): DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM FOCO 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946648440832 |