PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397 |
Resumo: | Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores. |
id |
UNEMAT-2_b7bd4453c811e4bcbe4b9f15455955cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7397 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADONeste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/739710.30681/rln.v11i27.7397Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397/6621Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Jubileia Mendes de Matosde Jesus, Dánie Marcelo2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7397Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Coelho, Jubileia Mendes de Matos |
title_short |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
Coelho, Jubileia Mendes de Matos |
author_facet |
Coelho, Jubileia Mendes de Matos de Jesus, Dánie Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus, Dánie Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Jubileia Mendes de Matos de Jesus, Dánie Marcelo |
description |
Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397 10.30681/rln.v11i27.7397 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v11i27.7397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397/6621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946603352064 |