PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Jubileia Mendes de Matos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Jesus, Dánie Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397
Resumo: Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores.
id UNEMAT-2_b7bd4453c811e4bcbe4b9f15455955cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7397
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADONeste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/739710.30681/rln.v11i27.7397Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397/6621Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Jubileia Mendes de Matosde Jesus, Dánie Marcelo2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7397Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
spellingShingle PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Coelho, Jubileia Mendes de Matos
title_short PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_fullStr PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_sort PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
author Coelho, Jubileia Mendes de Matos
author_facet Coelho, Jubileia Mendes de Matos
de Jesus, Dánie Marcelo
author_role author
author2 de Jesus, Dánie Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Jubileia Mendes de Matos
de Jesus, Dánie Marcelo
description Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar as práticas de letramento, desenvolvidas por um grupo deprofessores em formação do curso de Letras de uma universidade pública, em estágio supervisionado,sob a perspectiva dos estudos de letramento. O referencial teórico abarca a perspectiva dos letramentose formação de professores de inglês para as diferenças na escola pública. Metodologicamente, esteestudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Os principaisinstrumentos de geração de dados foram filmagem e transcrição de aulas e entrevistas, atividadesdesenvolvidas em sala de aula e observação participativa. O resultado aponta que os estagiáriosdesenvolveram práticas de ensino ora reproduzindo uma educação mais tradicional, ora procurandodesenvolver atividades de prática de letramentos, comportamento que evidencia a complexidade e ascontradições da aprendizagem dos futuros professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397
10.30681/rln.v11i27.7397
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i27.7397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7397/6621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946603352064