MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Wesley Henrique Alves da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7589
Resumo: A literatura indígena tem ganhado cada vez mais destaque, possibilitando a autoexpressão desses sujeitos marginalizados e invisibilizados, colocando em perspectiva as condições de vida e os estereótipos impostos aos indígenas pelos não-índios. Sulami Katy é uma escritora indígena, remanescente de uma aldeia da Baia da Traição, localizada no litoral da Paraíba. Em sua obra infanto-juvenil, Meu lugar no mundo, publicada em 2005, a escritora traz relatos autobiográficos de diversos elementos de sua cultura, vivências na aldeia (mitos, rituais, crenças, etc.) e de duas viagens feitas por ela, uma para Campina Grande (PB) e outra para São Paulo (SP). Através de seus relatos somos convidados a voltar nossos olhos àqueles que, em geral, observam os índios com as lentes eurocêntricas. Isto é, pudemos observar como os não-índios, ainda nos dias atuais, nutrem estereótipos negativos acerca dos índios, colocando suas culturas em posição de inferioridade. Além disso, sua obra nos permite entrever questões de gênero e raça em comparação à cultura indígena e não-indígena, evidenciando também a memória como pedra basilar de sua construção literária, objetivando a (re)afirmação da identidade, resistência e luta.
id UNEMAT-2_eb037817a01d7bfecc9dc5dc9463e788
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7589
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATYA literatura indígena tem ganhado cada vez mais destaque, possibilitando a autoexpressão desses sujeitos marginalizados e invisibilizados, colocando em perspectiva as condições de vida e os estereótipos impostos aos indígenas pelos não-índios. Sulami Katy é uma escritora indígena, remanescente de uma aldeia da Baia da Traição, localizada no litoral da Paraíba. Em sua obra infanto-juvenil, Meu lugar no mundo, publicada em 2005, a escritora traz relatos autobiográficos de diversos elementos de sua cultura, vivências na aldeia (mitos, rituais, crenças, etc.) e de duas viagens feitas por ela, uma para Campina Grande (PB) e outra para São Paulo (SP). Através de seus relatos somos convidados a voltar nossos olhos àqueles que, em geral, observam os índios com as lentes eurocêntricas. Isto é, pudemos observar como os não-índios, ainda nos dias atuais, nutrem estereótipos negativos acerca dos índios, colocando suas culturas em posição de inferioridade. Além disso, sua obra nos permite entrever questões de gênero e raça em comparação à cultura indígena e não-indígena, evidenciando também a memória como pedra basilar de sua construção literária, objetivando a (re)afirmação da identidade, resistência e luta.Editora UNEMAT2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/758910.30681/rln.v14i35.7589Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 35 (2021): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7589/7036Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Wesley Henrique Alves da2022-10-28T00:06:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7589Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T00:06:34Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
title MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
spellingShingle MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
Rocha, Wesley Henrique Alves da
title_short MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
title_full MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
title_fullStr MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
title_full_unstemmed MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
title_sort MEMÓRIAS DE ÍNDIA: UMA LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA DE SULAMI KATY
author Rocha, Wesley Henrique Alves da
author_facet Rocha, Wesley Henrique Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Wesley Henrique Alves da
description A literatura indígena tem ganhado cada vez mais destaque, possibilitando a autoexpressão desses sujeitos marginalizados e invisibilizados, colocando em perspectiva as condições de vida e os estereótipos impostos aos indígenas pelos não-índios. Sulami Katy é uma escritora indígena, remanescente de uma aldeia da Baia da Traição, localizada no litoral da Paraíba. Em sua obra infanto-juvenil, Meu lugar no mundo, publicada em 2005, a escritora traz relatos autobiográficos de diversos elementos de sua cultura, vivências na aldeia (mitos, rituais, crenças, etc.) e de duas viagens feitas por ela, uma para Campina Grande (PB) e outra para São Paulo (SP). Através de seus relatos somos convidados a voltar nossos olhos àqueles que, em geral, observam os índios com as lentes eurocêntricas. Isto é, pudemos observar como os não-índios, ainda nos dias atuais, nutrem estereótipos negativos acerca dos índios, colocando suas culturas em posição de inferioridade. Além disso, sua obra nos permite entrever questões de gênero e raça em comparação à cultura indígena e não-indígena, evidenciando também a memória como pedra basilar de sua construção literária, objetivando a (re)afirmação da identidade, resistência e luta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7589
10.30681/rln.v14i35.7589
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7589
identifier_str_mv 10.30681/rln.v14i35.7589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7589/7036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 35 (2021): ESTUDOS LITERÁRIOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946693529600