OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7464 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar o engendramento discursivo próprio de um texto do âmbito publicitário, por meio de um percurso de leitura que abrange possibilidades de ressignificação em gêneros multimodais. A investigação é qualitativa com abordagem bibliográfica e se fundamenta, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), no que diz respeito a gêneros do discurso, por Sandmann (1993) e Vestergaard e Schroder (2004), quanto à publicidade, e por Kalantzis e Cope (2000), Kress (2000) e Lemke (2010), em relação à multimodalidade discursiva e aos multiletramentos. Analisa-se o engendramento textual do anúncio publicitário Balanço, da operadora Vivo, evidenciando a projeção de um discurso persuasivo sutil e velado, articulado pela mobilização das linguagens verbal, imagética e sonora de maneira integrada. O estudo, portanto, aponta para a necessidade de apreensão da globalidade das semioses para a efetiva construção de sentidos. |
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OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIOEste estudo tem por objetivo analisar o engendramento discursivo próprio de um texto do âmbito publicitário, por meio de um percurso de leitura que abrange possibilidades de ressignificação em gêneros multimodais. A investigação é qualitativa com abordagem bibliográfica e se fundamenta, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), no que diz respeito a gêneros do discurso, por Sandmann (1993) e Vestergaard e Schroder (2004), quanto à publicidade, e por Kalantzis e Cope (2000), Kress (2000) e Lemke (2010), em relação à multimodalidade discursiva e aos multiletramentos. Analisa-se o engendramento textual do anúncio publicitário Balanço, da operadora Vivo, evidenciando a projeção de um discurso persuasivo sutil e velado, articulado pela mobilização das linguagens verbal, imagética e sonora de maneira integrada. O estudo, portanto, aponta para a necessidade de apreensão da globalidade das semioses para a efetiva construção de sentidos.Editora UNEMAT2019-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/746410.30681/rln.v12i29.7464Revista de Letras Norte@mentos; v. 12 n. 29 (2019): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7464/6760Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ernani CesarOldoni, CristianoMoura, Rafael da Silva2022-10-28T21:49:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7464Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T21:49:37Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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