OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ernani Cesar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oldoni, Cristiano, Moura, Rafael da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7464
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o engendramento discursivo próprio de um texto do âmbito publicitário, por meio de um percurso de leitura que abrange possibilidades de ressignificação em gêneros multimodais. A investigação é qualitativa com abordagem bibliográfica e se fundamenta, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), no que diz respeito a gêneros do discurso, por Sandmann (1993) e Vestergaard e Schroder (2004), quanto à publicidade, e por Kalantzis e Cope (2000), Kress (2000) e Lemke (2010), em relação à multimodalidade discursiva e aos multiletramentos. Analisa-se o engendramento textual do anúncio publicitário Balanço, da operadora Vivo, evidenciando a projeção de um discurso persuasivo sutil e velado, articulado pela mobilização das linguagens verbal, imagética e sonora de maneira integrada. O estudo, portanto, aponta para a necessidade de apreensão da globalidade das semioses para a efetiva construção de sentidos.
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